111801011137128911

Um sujeito gordo, gel na cabe?a, corrente de ouro no pesco?o e ?culos Vuarnet no rosto compra dois produtos que somam R$5,00 (cinco reais). Ele exclama “Puxa, que caro. N?o tem desconto?”. Eu me esfor?o para sorrir e digo diplomaticamente: “Infelizmente n?o”. Ele continua sem sorrir, paga e vai embora.

Horas antes uma senhora mi?da e enrugada me estende um papel onde se l?em os nomes de dois produtos que somam R$20,45 (vinte reais e quarenta e cinco centavos). Ela conta o dinheiro e diz, mais para si do que para mim: “Ah, o dinheiro n?o vai dar…” e eu vejo nas m?os dela duas c?dulas de R$10, totalmente amassadas, tiradas de um porta-moedas sem moedas.

Neste caso, as apar?ncias n?o enganam. O que leva o sujeito gordo e rico a pedir um desconto numa compra t?o simples? O que leva a velha senhora a resignar-se com a falta de algumas moedas?

Em algumas culturas ? ofensa grave n?o pechinchar. O sujeito gordo, ? claro, exerce um direito seu. Eu, como vendedor, exer?o meu direito de negar o desconto — e de oferec?-lo ? senhora que n?o mo pediu.

A cada troca, econ?mica ou n?o, julgo as pessoas ao meu redor e as aceito conforme elas me oferecem mais vantagens do que desvantagens. N?o h? vantagem em oferecer vantagens a quem n?o precisa. Neste caso, o igualitarismo seria injusto.

O que une as pessoas e as aproxima — no com?rcio ou no casamento — ? a troca de vantagens. Alguns dizem que ? o amor, o que significa dizer que uma rela??o comercial ? essencialmente diferente de uma rela??o conjugal. S? que essa diferen?a desaparece quando pensamos na fragilidade de todas as rela??es (para n?o dizer humanidade). Compra-se porque ? vantajoso. Casa-se porque ? vantajoso. Isso tudo, humanamente falando, ? claro.

Deixe um comentário

