Liberdade de expressão my ass

Quinze artistas caminharam do Paço Imperial ao CCBB e, lá, abriram um cartaz mostrando um pênis e outros defendendo a liberdade de expressão.

Depois que a ditadura se cansou do país e soltou as amarras dos jornais, dos livros, dos manifestos artísticos, os oprimidos saíram ao sol e disseram “Grrrrrr!”, olharam feio para as pessoas ao redor, levantaram a perna esquerda e fizeram xixi no poste — e ainda chamaram de arte os riscos amarelos sobre o concreto caiado…

Franklin Cassaro decidiu, em protesto, retirar da mostra a sua obra “Coleção de Vulvas Metálicas”.

Eu não vivi aquela época. Estava ocupado assistindo Vila Sésamo. Mas me surpreendo com essas coisas. Foi para isso que derrubaram a ditadura? Para poder dizer “pênis” bem alto? Me poupe.

As pessoas confundem liberdade com libertinagem (um nome sóbrio para “putaria generalizada”).

Talvez seja apropriado reproduzir aqui um trecho de uma mensagem que enviei a uma pessoa que me criticou por ter oprimido sua (suspiro) liberdade de expressão numa das comunidades do Orkut, chegando, por isso, a me chamar de “autoritário”, mencionando inclusive o tempo da ditadura (suspiro):

A liberdade de expressão não dispensa o indivíduo da obrigação de dar sustentação às suas afirmações, não elimina a hierarquia do conhecimento e não anula a autoridade — ter autoridade não é o mesmo que ser autoritário. A liberdade de expressão exige que se tenha algo a expressar e é importante que esse ‘algo’ seja bom, verdadeiro e útil. Um pressuposto mínimo para exercer a liberdade de expressão é conhecer o assunto sobre o qual o indivíduo pretende se manifestar. Senão, qualquer discussão vira um chiqueiro.

Outro pressuposto para a liberdade de expressão é a responsabilidade por aquilo que foi expresso. É bastante simples dizer algo anonimamente, realizar ações de validade discutível e ao mesmo tempo manter-se imune às críticas. Expressar-se por expressar-se é fácil. É essa facilidade que tornou este fórum um palco de imbecilidades, em que todos dizem o que querem e se dispensam da obrigação de ouvir o que não querem.

Acontece no Orkut, acontece em toda parte.

Anúncios

Um comentário sobre “Liberdade de expressão my ass

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s