Números

Números são uma forma de ver a realidade — uma entre muitas.

Apesar da relatividade dos números e do risco que há no fato de eles parecerem absolutos, o questionário do saite MyFootPrint pode fazer pensar. Ele calcula nossa pegada sobre a Terra, isto é, o impacto que cada um de nós causa nos recursos naturais disponíveis. Ao fim, com uma pontinha de sarcasmo, ainda mostra quantas Terras seriam necessárias se todos consumissem recursos naturais tanto quanto você. (link via Gilvan Tessari).

*
Algumas instituições de pesquisa elaboraram mapas com base em questionários desse tipo. A imagem acima é um deles; todos podem ser vistos aqui. O mapa mostra que os EUA são o país que mais consome recursos naturais, como já se sabia. O que o mapa não mostra — e que é adequado considerar — é a ascensão da China à condição de potência tecnológica; aparentemente essa ascenção acontece sem maiores precauções ambientais. Outra questão a considerar é a possibilidade do Brasil um dia deter um grau de desenvolvimento tecnológico semelhante a de países como EUA, Japão ou Alemanha: quanto tempo a Amazônia sobreviveria nessas circunstâncias?

*
Tão interessante quanto o questionário do MyFootPrint e os mapas é o rol de informações mostrado no Worldometers. Você olha para o crescimento diário absoluto e tem a sensação de que o planeta vai estourar. (link via Mão Grande).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s