O país da piada pronta

Quando dizem que o Brasil não entendeu a Internet é bom que fique claro a que Brasil estão se referindo.

Eu entendi a Internet. Você também, eu aposto. Tem uns camaradas com quem converso, amigos, colegas da blogosfera, webmasters, leitores deste saite — todos eles entenderam a Internet.

Quem não entendeu a Internet? Quem não a usa. Só quem não usa Internet pode pensar em bloquear um saite específico para uma parte do mundo. Só quem não usa Internet pode pensar em controlá-la de alguma forma.

Juridicamente, a causa de d. Cica nasceu morta. Sexo em lugar público, até onde sei, é atentado ao pudor — não sei como são as leis espanholas, mas duvido que sejam diferentes das leis brasileiras neste particular. Embora a divulgação pública do video fosse ilegal, o registro não era, e comprovava um ato ilegal, passível de processo e cadeia.

Apesar disso, um juiz — alguém que talvez não saiba o que é Internet — deu ganho de causa à moça dos hormônios pululantes e mandou bloquear o YouTube no Brasil. O bloqueio judicial já foi suspenso, mas neste momento consigo acessar o saite apenas via proxy (você digita o endereço do YouTube na barra deste saite e navega numa boa; há diversos saites que oferecem o mesmo serviço de navegação triangulada).

O fato seria um pouco menos cômico se não tivesse tido como precedente aquele episódio não menos lamentável, encabeçado pelo senador Eduardo Azeredo.

Burocratas, políticos, juízes, desembargadores — como é que esse pessoal se comunica? Escreve memorandos em Olivettis? Pombos-correio? Alguém disse a eles o que é a Internet?

O Brasil não entendeu a Internet. Felizmente há um outro Brasil que entendeu — e este continua sendo maior e mais barulhento do que aquele.

Anúncios

2 comentários sobre “O país da piada pronta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s