Música para o domingo

Andy McKee tocando Rylynn. E se você não sabe o que é uma harp guitar, veja McKee tocando Into the Ocean e saiba o que é.

— Na linha “vídeos caseiros”, um violonista amador interpreta o allegro molto da sonata para violino nº3 de Bach, BWV 1005 (eu disse “amador”?). A princípio estranhei o uso do violão folk (diferentemente do violão clássico, o violão folk só tem cordas de metal), mas Bach é sempre Bach e a interpretação é impecável.

— Por falar em Bach, eis a Toccata e fuga em ré maior de Bach, BWV 565, em sua versão original para órgão. Não espere ver Quasimodo tocando isso numa obscura Catedral de Notre Dame.

Sviatoslav Richter, um dos grandes pianistas do séc. XX, interpreta a Toccata de Schumann. Remédio para preguiça. Dizem os biógrafos que Schumann morreu louco; deve ter sido logo depois de compor esta obra.

Jitterboogie, de Michael Hedges, um dos grandes músicos americanos do final do séc.XX. O vídeo foi gravado ao vivo, por isso imagem e som estão um pouco ruins, mas a sonoridade do violão de Hedges sempre impressiona. Veja e ouça também Aerial Boundaries; aliás, o que é que tem naquele incenso?

Duo Assad interpreta o Tango Suite, de Astro Piazzolla. A primeira parte é lenta e taciturna. A segunda parte é virtuosística e nervosa. Uma das melhores obras de Piazzolla.

Fantasia X, de Alonso Mudarra, com David Russel ao violão. Alonso Mudarra, compositor espanhol do séc. XVI, foi um dos pioneiros da tradição do violão em seu país. Fantasia X é uma peça breve, delicada e harmoniosa, de sonoridade brilhante — que eu não canso de ouvir.

— Herbert von Karajan rege a Filarmônica de Berlim com Anne Sophie-Mutter ao violino na interpretação do presto do Verão das Quatro Estações de Vivaldi. Para um domingo quente como este, nada mais adequado…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s