Idiocracy

idiocracy

Imagine um mundo de Homer Simpsons. É mais ou menos isso que propõe Idiocracy, comédia de ficção-científica de 2006 (eu disse científica ?). Luke Wilson é Joe, um militar medíocre, que cuida da biblioteca de um quartel. Ele se torna voluntário numa experiência de criogenia desenvolvida pelas Forças Armadas. A experiência, claro, dá errado e Joe acorda cinco séculos depois do previsto. E, assustadoramente, ele descobre um mundo burro ao ponto de ele (Joe) ser considerado o maior gênio de todos os tempos.

O diretor é Mike Judge, que realmente sabe lidar com o tema. Foi ele que criou Beavis e Butt-Head. Ao longo de Idiocracy você vê diversos personagens que são Beavis ou Butt-Head — ou Homer Simpson, dependendo da idade.

Um dos pressupostos do filme é a idéia de que pessoas ignorantes se reproduzem mais rápido e em maior quantidade do que pessoas inteligentes (eu disse ficção ?).

Como comédia, o filme não funciona muito bem. O que impressiona é sua dimensão profética.

Anúncios

2 comentários sobre “Idiocracy

  1. Eu achei a idéia genial, mas talvez o diretor não soube explorar muito bem. Ele tinha uma idéia original e virou uma comédia mediana.

    Achei muito engraçado o início do filme!

    A grande sacada são o que as pessoas dizem sobre o futuro que é mostrado no filme: “Mas isso já temos hoje em dia!” (apresentadores que apresentam sem roupa e seriados totalmente imbecis). Talvez a Idiocracia já esteja aí mas vai piorar, com certeza.

    No geral, achei o filme mais deprimente que engraçado.

  2. Idiocracy é uma comédia muito boba, uma Sessão da Tarde abaixo da média. Se o objetivo é rir, esqueça.

    Mas o argumento faz o filme não ser uma decepção completa. Todo ele é uma caricatura desse argumento e um alerta para os dias de hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s