PC doméstico, kit básico

Apresento em seguida algumas humildes sugestões de programas gratuitos para equipar o PC, mantê-lo seguro e estável. Lembro a todos que não recebi um níquel das empresas e marcas aqui citadas. Faço propaganda destes programas apenas porque os usei e fiquei satisfeito com eles. Talvez eles sejam úteis a vocês também.

Antivirus — Active Virus Shield (AVS), o Kaspersky Antivirus de graça
O AVS é mantido e disponibilizado pela AOL. Sim, pela AOL, mas não não se assuste. O programa é muito bom. Esqueça, pelo bem de seu PC, o AVG e o Avast (que insistem em continuar no topo das listas de downloads, apesar de serem pesados e ineficientes). O AVS tem a mesma estrutura e base de dados do Kaspersky, o mais poderoso antivirus do mercado, com a vantagem de ser gratuito. Na verdade não diferenças importantes entre o Kaspersky e o AVS. No link acima você baixa o AVS e encontra mais informações sobre ele — repare que o visual é idêntico ao do Kaspersky e lá no rodapé você pode ler “Powered by Kaspersky Lab”. Você terá que registrar o programa e eles enviarão a você um número para usar o AVS. Tudo rápido e de graça.

Firewall — Comodo Firewall Pro
Se você não sabe o que é um firewall, é bom saber. O firewall funciona como o muro na sua casa. Se um criminoso pretende invadi-la, é adequado que entre ele e seu quarto ou escritório existam um muro e um cão bravo. Num PC, o firewall cumpre o papel que o muro e o cão bravo cumprem numa casa. Ele barra o acesso não autorizado ao seu PC via internet. Um excelente firewall gratuito é o Comodo Firewall Pro. De um modo geral, firewalls são programas chatos no começo. Uma vez instalados, eles farão mil perguntas enquanto você usa a internet. Você deverá autorizar manualmente todos os programas que usam a conexão; é uma forma de você saber o que seu computador faz toda vez que você clica em algum link ou ativa um programa. A partir daí ele monta uma lista de “atividades confiáveis” e faz quase tudo sozinho. Aliás, esqueça o firewall nativo do Windows — se o Comodo é um muro sólido, o firewall do Windows uma cerca de madeira caindo aos pedaços.

Navegador — Opera
Você usa Firefox ou Internet Explorer? Se você usa Firefox, menos mau. Internet Explorer parou no tempo; a versão 7 tentou se atualizar, seguindo os passos do concorrente. Mas não há nenhum navegador melhor do que o Opera. Em sua versão 9, ele conta com um excelente cliente de e-mails (sim, você pode abandonar também o Outlook Express ou o Thunderbird), um gerenciador de feeds, além de diversos recursos e facilidades de uso. Alguns dirão que o Firefox faz tudo que o Opera faz. Não é verdade. E além de não ser verdade, a maioria dos recursos que são básicos no Opera (já vêm com ele), no Firefox é necessário instalar um plugin ou coisa que o valha. Aí você me diz que não precisa disso tudo; eu digo a você: simplesmente ignore os recursos, eles não vão pesar mais no seu PC mesmo que você não os use, o Opera continuará sendo muito leve. Não bastasse isso tudo, o Opera é considerado um dos mais seguros e rápidos navegadores existentes. E se isto não for suficiente, leia isto e principalmente isto.

Limpador — CCleaner
Você faz faxina na sua casa, no seu escritório, no seu quarto, certo? Por que não faria no seu computador? Já reparou que depois de algumas horas de uso ele parece pesado? Ele parece pesado porque está pesado, cheio de arquivos temporários que vão se acumulando à medida que você usa programas e navega. Para não se perder nesse processo de limpeza e para não fazer besteira apagando coisas importantes (como eu já fiz), o CCleaner é uma grande ajuda.

Visualizador de imagens — FastStone Image Viewer
Eu sou do tempo do ThumbsPlus, programa pago que era usado gratuitamente mediante a aceitação de propagandas e outras porcarias. Hoje há alternativas melhores e gratuitas. O Picasa, da Google, é considerado por alguns como a melhor opção. Mas, além de pesado, ele tenta reinventar a roda organizando as imagens de uma maneira que pode ser esquisita para alguns. O FastStone é uma excelente opção. Ele não pesa tanto no PC quanto o Picasa e organiza os arquivos como o Windows Explorer. Oferece todos os recursos básicos de todo visualizador (recorte, redimensionamento, coloração, brilho/contraste etc.).

Mensageiro — Pidgin
Se você quer apenas o bom e velho chat e não liga para aqueles recursos animados do MSN, usa Google Talk, YahooMessenger, o arcaico ICQ e até mesmo o pré-histórico IRC, saiba que há programas que conectam todas essas redes de uma vez só. O melhor programa desse gênero é o Pidgin (antigo Gaim). Já nem lembro quando desinstalei o MSN e o Google Talk eu só ligo quando preciso de uma conversa com voz.

Escritório — BrOffice
O BrOffice é a versão brasileira do OpenOffice o pacote de programas gratuitos para escritório, que por sua vez é a versão gratuita e de código aberto do Microsoft Office. Além de ser gratuito, o BrOffice faz tudo que o MS Office faz. Eu não conheço a versão 2007 do pacote da Microsoft e é bem provável que haja algum novo recurso por lá que o BrOffice ainda não tem. Mas se a versão anterior do Office era suficiente para você, o BR Office também será. E oficialmente de graça.

Tocador de áudio e vídeo — KMPlayer
Você usa o Windows Media Player porque isso lhe basta? Usa o Foobar porque ele é leve? Usa o Winamp por causa do visual? Usa o Media Player Classic porque ele é leve? Você usa o BSPlayer, o RadLight ou o VLC? Assiste DVDs no PC? Ouve rádio pela internet? O KMPlayer faz tudo que os outros players fazem: ele é tão leve quanto o Foobar, tão bonito quanto o Winamp, tão fácil quanto o Windows Media Player e — mais importante — roda qualquer formato de arquivo áudio ou vídeo (DVDs inclusive), sem precisar de codecs.

Comentários e sugestões dos geeks de plantão serão bem-vindos.

E lembrem-se: façam downgrade.

Anúncios

2 comentários sobre “PC doméstico, kit básico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s