Resumo da ópera

lamarca
Sto. Lamarca ensina jovem devota a rezar o terço.

Se me pedissem um resumo do que é ser governado pelo Rei de Pindorama 96°GL, eu mostraria esta notícia (como se a declaração de Mme. Marta não tivesse sido suficiente):

Após decisão sobre Lamarca, Tarso anuncia que outras medidas polêmicas virão

1) Lamarca foi canonizado pelo Governo Federal: Carlos Lamarca, para quem não sabe, disputa com Marighella o título de Che Guevara brasileiro. Não deve nada a seu modelo cubano-argentino, o que demonstra que em termos de ruindade o Brasil também consegue superar seus hermanos do sul ou do Caribe.

2) “Sem dar detalhes, o ministro avisou que outras decisões controvertidas e polêmicas serão tomadas pelo governo federal.”: isto é, mais criminosos serão homenageados e o crime continuará sendo premiado com o reconhecimento oficial e gordas pensões.

3) “A democracia tem essas características. Ao mesmo tempo permite que as pessoas critiquem decisões, ela agrega todas as pessoas no Estado de Direito”: democracia, pela moderna visão do ministro da Justiça, é usar o dinheiro público para sustentar criminosos e seus familiares. Estamos todos agregados nesta ruindade. E é bastante simples extrair uma moral disso: se um criminoso é homenageado postumamente, pode haver justiça e legalidade em realizar hoje os mesmos atos que foram realizados no passado — como deserção, terrorismo, seqüestro e assassinato.

4) “Tarso disse ainda que reúne autoridades amanhã para discutir detalhes sobre a regulamentação da lei da escuta telefônica.”: o que era determinado por advogados e juízes federais, dentro do contexto de um processo em que a escuta se justificava ou não, será regido por uma lei específica — algo que, considerando sua origem, será tão sólido como massa de modelar.

5) “O ministro acertou ainda que até julho o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve conversar com o presidente da CNBB e outros bispos. Segundo d. Geraldo, há medidas comuns que podem ser realizadas em parceria entre o governo federal e a Igreja visando a redução e o combate à violência.”: ué, o Estado não era laico? Por que raios a Igreja seria importante agora? O laicismo estatal é mero oportunismo: quando se trata de suavizar a influência do Santo Padre e da Igreja neste país, o Estado é laico; quando se trata de lidar com os problemas causados sobretudo pelo processo estatal de laicização da sociedade, o Estado é católico.

Anúncios

2 comentários sobre “Resumo da ópera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s