Definindo o Aikido

“Aikido não é para corrigir os outros; Aikido é para corrigir sua própria mente.” — Morihei Ueshiba

Eu sempre hesito quando me perguntam o que é o Aikido. As respostas mais comuns — e que eu invariavelmente ofereço às pessoas quando vejo que elas querem saber, na verdade, que tipo de arte marcial o Aikido é, e não apenas o que ele é — dizem respeito à forma de lidar com um agressor.

E se eu socar assim? E se o chute vier nesta direção? Tem defesa contra o ultra-mega-kick-superturbo?

Sim. Com o Aikido é possível defender-se bem contra quase todo tipo de ataque. Mas e contra um ataque à sua honra? E se o atacante vier munido de um advogado? Há defesa contra inveja? Contra ignorância? E estupidez?

Nem sempre o agressor tentará acertar você fisicamente. As agressões verbais são mais comuns do que as agressões físicas, embora estas sejam mais notáveis em suas causas e conseqüências. De um modo geral, toda agressão começa com um olhar rancoroso, com palavras fortes, com a emoção descontrolada. Depois que os degraus das emoções e das palavras foram galgados é que se parte para as vias de fato. Neste particular não somos muito diferentes de animais: raramente atacamos sem rosnar.

Costumo pensar que Aikido não é sobre supremacia, mas sobre harmonia. Você pode desferir golpes poderosos em seu agressor e com isso neutralizá-lo. Você pode causar-lhe fraturas e assim encerrar o combate antes mesmo que ele aconteça. Mas nada disso será Aikido. Você fratura o braço de um oponente hoje; amanhã, tão logo se recupere, ele buscará meios de atacá-lo e vingar a fratura.

A boa defesa elimina a vontade do oponente atacar. Desnecessário falar sobre as implicações sociais e filosóficas desta definição.

*
Aqui você encontra um bom texto a respeito da psicologia do Aikido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s