As três esferas do poder

Estou escrevendo um texto acadêmico (suspiro) em que preciso me referir algumas vezes às “três esferas do poder” (outro suspiro) — municipal, estadual e federal.

Há um problema, no entanto: a esfera é uma forma geométrica perfeita, que se desloca com facilidade ao receber qualquer esforço, por menor que seja. Isto faz com que a expressão “três esferas do poder”, quando utilizada para referir-se à realidade brasileira, seja no mínimo inadequada.

Pensei em falar dos “três cubos do poder”. O cubo simplesmente não se desloca quando recebe esforços. Mas daí surge outro problema: se a esfera não era adequada por simbolizar perfeição e movimento, o cubo pode ser menos adequado ainda, por simbolizar estabilidade e solidez. Outras formas geométricas perfeitas também serão inadequadas, por razões semelhantes.

Sugestões serão bem-vindas, embora desconfie que é melhor ficar com a expressão original e ter sempre em mente que a imagem mais próxima de seu significado é esta, que eu mesmo desenhei com a mão direita (sou canhoto):

3esferas

O pontinho cinza é você, claro. O círculo vermelho, bem, vocês sabem…

Anúncios

6 comentários sobre “As três esferas do poder

  1. “A esfera municipal move-se com habilidade no miolo vazio do donuts estadual, que por sua vez acredita estar rodando em círculos toda vez que se vê lidando com a fita de Möbius Federal, imaginem vocês que bonito.”

    in “Governando com o Lado Direito do Cérebro” Barbour, A. ,2007,19:05

  2. olha desculpe mais ñ ajudou nada vou procurar outras sit melhor que explica melhor isso mais mesmo assim obg mais ñ fike triste por que eu falei isso mais tenha em mente que ajudou muita gente mais ñ eu ok valeuu gente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s