Música para o domingo

Schubert, Impromptu Op. 90 nº.3
Esta é uma das obras mais conhecidas de Schubert, depois, talvez, de seu Ave Maria e do quarteto A Morte e a Donzela. O Improviso nº.3 é surpreendentemente doce e sutil.

Schubert, Sonata Arpeggione D.821, 1º. movimento
Interessante comparar a obra anterior com esta obra, para piano e violoncelo. Mesmo quando arrisca algum virtuosismo nas composições, Schubert soa despretensioso e leve. Não é vigoroso como Beethoven, a quem considerava um mestre, mas não deixa de ser doce e agradável como suas outras composições. (Embora “agradável” seja uma palavra malquista para a música clássica, não creio necessário que tudo seja sempre devastador como a “Ode à Alegria”.)

Tema e variações, de Francesco Molino
Carulli e Molino (1775-1847) foram os grandes compositores para o violão do classicismo italiano. A imagem que ilustra este post é uma caricatura que representa a rivalidade que existia entre os assim chamados Carullistas e os Molinistas. As divergências relacionavam-se aos métodos de estudo do instrumento, já que tanto Carulli e como Molino tornaram-se muito conhecidos por seus trabalhos didáticos — e o são até hoje.

Rondó, de Fernando Carulli
Para perceber que, afinal, Carulli e Molino não eram assim tão diferentes. O vídeo tem problemas de sincronia entre imagem e som e a interpretação tem falhas, mesmo assim trata-se de uma peça bastante representativa e interessante.

Zigeunerweisen, de Pablo Sarasate
Sarasate está para a Espanha assim como Paganini para a Itália. Neste vídeo, em que a violinista Bojidara Kouzmanova interpreta Zigeunerweisen, para violino e orquestra, não há dúvidas sobre isso.

Julian Bream encontra Stranvinsky
À ocasião deste documentário, Stravinsky já era “o” Stravinsky. Bream fica tão deslumbrado quando encontra o mestre russo que lhe falta apenas pedir um autógrafo e dar um beijo no compositor. Para apresentar o alaúde, Bream interpreta a “Pavana” de Dowland.

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