Ki: mito ou realidade?

prana ki chi

O que é o ki? Praticantes experientes de diversas artes orientais, instrutores e mestres dizem que o ki é a energia vital, algo que sustenta a vida em todas as suas formas. O que determina a saúde de uma pessoa, por exemplo, é o fluxo natural do ki. Quando essa energia não flui, a pessoa fica fraca e adoece com facilidade. Mas não são só os seres vivos que têm ki. Fala-se no ki do ar, da água, do solo e da luz solar — a natureza tem um ki que se manifesta no fluxo dos rios, na mudança das mares, nos ventos e nas tempestades.

A partir dessas idéias surgiram práticas que têm o objetivo de dominar o ki e utilizá-lo no desenvolvimento da saúde, da força física e do equilíbrio físico e mental. Algumas práticas vão além e propõem-se a desenvolver e utilizar o ki na cura de doenças, na defesa pessoal e mesmo em práticas paranormais.

Muitas pessoas esforçam-se para entender e explicar o que é o ki. Uma das explicações mais comuns é aquela que diz que o ki é a coordenação entre energia física e energia mental; algumas pessoas dizem que o ki é precisamente essa coordenação, o que vai além da simples soma de energia física e energia mental. Uma decorrência dessa explicação é a idéia de que o ki é intenção e vontade. Uma criança que não quer ser tomada no colo, por exemplo, torna-se mais pesada por causa de seu ki — seu corpo e sua vontade se coordenam de forma a não ser erguida do chão. No Aikido, uma mulher pequenina é capaz de neutralizar o ataque de um brutamontes através da união de sua atenção, sua vontade e seus movimentos.

Já se tentou associar o ki à eletricidade, ao pensamento e ao poder psiquíco. Cada uma dessas associações diz algo sobre o ki, mas todas as explicações somadas ainda parecem estar longe de defini-lo. A despeito da falta de explicações e das imprecisões usuais, muitas práticas se baseiam na existência e na possibilidade de utilizar o ki para um determinado fim — mais ou menos como um pintor aprende a misturar tintas e pintar um quadro, embora não saiba dizer o que faz com que o azul seja azul.

Uma dessas práticas é o Aikido, arte marcial japonesa criada em meados do séc. XX por Morihei Ueshiba. Aikido pode ser traduzido — com o perdão dos puristas — como “o caminho [do] da energia [ki] com harmonia [ai]” ou “o caminho [do] da unificação [ai] das energias [ki]”. No Aikido diz-se que o praticante torna-se invencível na medida em que desenvolve o ki, o que permitiria inclusive antever uma agressão e neutralizá-la com segurança, radpidez e eficiência.

Outra prática que faz uso do ki é o Reiki — que pode ser traduzido como “energia [ki] espiritual [rei]” ou “energia [ki] divina [rei]”. Através de invocações elaboradas, da inspiração divina e de uma vida ascética o praticante (reikiano) torna-se capaz de usar o ki para curar doenças. O ki é aplicado pela imposição das mãos em pontos específicos do corpo do paciente. A prática do Do-In, a Cura Prânica e diversos tipos de massagens orientais funcionam de forma semelhante ao Reiki.

O Tai Chi e o Qi Gong (Chi Kung) também são artes que se baseiam no ki, com algumas diferenças nas técnicas e nos objetivos.

O que me levou a escrever sobre o ki foi a percepção de que existem mais elementos comuns entre essas artes além do próprio ki. Isto sugere que os efeitos que nessas artes são atribuídos ao ki são na verdade os efeitos desses fatores combinados. É possível que o ki seja, em determinadas circunstâncias, precisamente a ação combinada desses fatores. Incapaz de perceber a existência desses elementos, tampouco a combinação deles, o indivíduo simplifica suas dúvidas e declara que o benefício que ele obteve com a prática daquela arte veio do ki. Não digo com isso que o ki não existe e que, portanto, as bases conceituais de artes como o Aikido e o Reiki não têm validade. O que quero dizer é que essas bases são menos importantes do que a prática diligente daqueles elementos que se combinam e que levam à “manifestação do ki”.

Os exemplos do Aikido e do Reiki serão esclarecedores. Falarei deles porque são as artes que conheço melhor e que pratico.

Há no Aikido, sobretudo no estilo chamado Ki-Aikido, os quatro princípios de coordenação mente-corpo. São eles: manter o peso na parte inferior do corpo, relaxar completamente, manter a atenção no tanden (o centro do corpo, situado cerca de dois dedos abaixo do umbigo) e estender o ki. Os dois primeiros princípios são princípios do corpo; os dois últimos, da mente. Manter o peso na parte inferior significa sentir os pés e o chão; relaxar completamente significa aliviar as tensões musculares desnecessárias. Manter a atenção no tanden significa ter a consciência de que ele existe e está lá, assim como sabemos que temos duas orelhas mesmo sem poder vê-las; estender o ki significa imaginar que uma energia é produzida em você e chega a um ponto determinado fora de você. Segundo os praticantes de Ki-Aikido, estes quatro princípios unidos fazem com o ki flua naturalmente pelo corpo. Com o ki fluindo naturalmente pelo corpo é possível utilizá-lo na prática das técnicas, o que as tornaria mais eficientes.

O Reiki, como já se disse, baseia-se em princípios parecidos com os do Aikido. Não existem técnicas marciais no Reiki, porque se trata de uma arte de cura direta. Há, no entanto, cinco princípios em que a prática deve se basear, que são os lemas do Reiki: “somente hoje não sinta raiva e não fique zangado”, “somente hoje abandone suas preocupações”, “somente hoje agradeça suas bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos”, “somente hoje faça seu trabalho honestamente”, “somente hoje, mostre amor e respeito, e seja gentil com todos os seres vivos”. Os dois primeiros lemas são lemas pessoais, referem-se a emoções que o praticante pode sentir e que deve evitar. Os três últimos referem-se ao mundo ao redor e a como o praticante se relaciona com ele e se oferece a ele. Esses lemas não podem ser divididos entre princípios de mente e de corpo, como no Aikido, mas tentar fazer essa divisão sugere algumas semelhanças.

Nos dois casos, no Reiki e no Aikido, é clara a importância dada ao despojamento de tensões (“relaxar completamente” e “não sinta raiva”, “abandone suas preocupações”). É dada importância fundamental ao aqui-agora, à noção de que é no presente e exatamente no lugar em que você está que a ação acontece e os problemas se resolvem: “atenção ao tanden” e “somente hoje…”. Da mesma forma, é comum a noção de que o praticante deve oferecer algo bom, com honestidade: “estender o ki” e “faça seu trabalho”, “agradeça”, “respeite”.

Além disso, existem diversas semelhanças nas circunstâncias em que as práticas ocorrem.

Uma aula de Aikido ocorre num ambiente limpo, adequado, tão silencioso quanto possível. Esse ambiente é chamado dojo (“lugar em que se pratica o caminho”), que em muitos aspectos se assemelha a um templo religioso. Atenção e dedicação dos praticantes são fundamentais. Reverência e respeito são necessários e inevitáveis. Os parceiros de treino pedem um ao outro para treinar juntos a próxima técnica; ao fim, agradecem e permanecem em silêncio aguardando o sinal do instrutor (sensei) para a próxima prática.

Ao final da prática do Aikido há um ritual de agradecimento aos parceiros e ao sensei e recomenda-se manter-se atento a todos seus movimentos e gestos, de modo a perceber em si mesmo os efeitos do treino na mente e no corpo.

O Reiki, ao menos no Ocidente, é praticado em consultórios médicos ou esotéricos. O ambiente deve ser silencioso, limpo, confortável. O paciente deita-se numa superfície plana, como uma cama, mas não tão suave ao ponto de fazê-lo dormir imediatamente. O praticante aplica o Reiki enquanto o paciente permanece relaxado e de olhos fechados. Como o Reiki pode ser algo monótono, recomenda-se que o praticante tenha plena consciência do que está fazendo o tempo todo. Não é necessário imaginar nada, basta apenas impor as mãos sobre cada ponto do paciente (conforme especificado pela teoria do Reiki) e manter a atenção no que faz. Música e luz suaves são bem-vindas.

Ao final da sessão de Reiki não há recomendações especiais, embora o ambiente em que o Reiki se realiza e seus rituais convidem o paciente à serenidade e ao equilíbrio emocional.

No Aikido e no Reiki, grande parte dos benefícios é atribuída ao ki — ao desenvolvimento, ao domínio, à aplicação e à preservação do ki. Mas talvez esses benefícios sejam fruto de todos fatores assinalados anteriormente.

Esses fatores, reunidos, contrapõem-se ao modo de vida que a maioria das pessoas leva. No dia-a-dia, poucas pessoas têm oportunidade de perceber o próprio corpo (como no Aikido) ou de deitar-se especificamente para relaxar e receber os cuidados de outra pessoa, especialmente capacitada para isso (como no Reiki). As duas práticas, assim, sempre trarão benefícios enquanto o modo de vida predominante for aquele que inclui 40 horas de trabalho semanais, trânsito e poluição, alimentação irregular e respiração idem.

O Reiki e o Aikido são práticas curativas. O Reiki pelo caminho direto da cura, da solução de males físicos e emocionais. O Aikido, pelo caminho das técnicas marciais, como forma de gerenciar e resolver conflitos internos e externos. Se é verdade que o ki existe também na natureza, ele não se manifesta de uma forma muito evidente pelo simples fato de que a natureza não está doente. Doentes estamos nós e é por isso, pelo contraste, que teremos a impressão de que o ki está operando milagres quando na verdade estamos simplesmente fazendo coisas boas que não costumamos fazer, estamos retornando àquela naturalidade física e emocional tão comum nos bebês.

Bebês normais, como animais selvagens, árvores e riachos, não precisam de Reiki e de Aikido. Pode haver sentido, mas não há necessidade de aplicar Reiki neles, assim como é impossível oferecer-lhes os benefícios do Aikido. Simplesmente não há diferença entre o que algumas pessoas chamam de “fluxo natural do ki” e o que todos reconhecem como “corpo relaxado e mente serena”.

Kenshu Furuya, 6º dan de Aikido, é enfático ao repetir essa mesma idéia. O ki se manifesta através do corpo, o que nos leva a pensar mais atentamente na sinonímia entre mente, corpo e ki. Koichi Tohei, fundador do Ki-Aikido, diz que o corpo é a mente em estado bruto e que a mente é o corpo em estado refinado, idéia semelhante à de Furuya Sensei.

Não descarto a possibilidade de que algo diferente e extraordinário possa acontecer. Eu mesmo já experimentei coisas assim, que são explicadas unicamente com a palavra “ki”. Ser imobilizado no chão ao contato de um único dedo sobre meu pulso ou ter um braço aquecido rápida e subitamente quando uma pessoa toma meu pulso em sua mão são fatos que não podem ser explicados apenas com “relaxar completamente” ou “faça seu trabalho honestamente”. Independentemente do que tenham feito, elas estavam relaxadas e sendo honestas, não tenho dúvidas disso. Se o ki não é relaxamento e honestidade, o ki está no relaxamento e na honestidade e, assim, vale a pena manter-se relaxado e ser honesto, assim como vale a pena seguir os princípios do Aikido e do Reiki e praticar estas e outras artes de desenvolvimento e utilização do ki, por mais que o discurso soe esotérico demais para quem, como eu, está habituado a crer apenas depois de ver.

Anúncios

84 comentários sobre “Ki: mito ou realidade?

  1. É, há alguns praticantes que defendem a idéia de que seria possível sim !!
    Minha esposa praticou Tai-chi-chuan durante alguns anos e comenta que em determinadas sessões havia a sensação de coceira nos membros, ( tanto inferior como superiores )mais “forte” nas palma das mãos.
    E sempre que ela chegava nestes estágio de sensações ela dizia-se mais leve e confortada.
    Não sei a verdade, talvez nunca venha a saber, mas quando ela chegava em casa estava sempre mais iluminada, feliz e VIVA !!
    Hoje, por conta da atribuições do dia-a-dia, filhos, trabalho, ela abandonou o Tai-chi-chuan. Sinto muita falta dele pra ela !!
    Abraços, e continue com este excelente blog !!

  2. Eu consegui, é preciso estar em plena forma física e mental e tem uma manha tambem, ai vc pode soltar até imensas bolas de energia.Eu ja consegui abrir um buraco em uma parede e estou melhorando!!!

  3. Há uma técnica para fazer isto. Não é fácil se dominar o Ki para “lançar um bola de energia”.

    Principalmente porque esta “bola” estaria mais para uma camada de inércia que uma “bola” verdadeira.

    Lançar uma expansão direta de Ki necessita, antes de tudo, não pensar sobre a existência do Ki. Não pensar sobre como mover o Ki. Você aprende a manipular Ki quando se esquece dele como “um fazedor de bolas de energia” , e o encara como algo natural, como a existência dos dedos do seu pé, que pode ser manipulada no limite entre consciente e inconsciente, quando sua vontade ainda é válida, mas sua razão está adormecida.

    Explicações para os mais céticos podem ser retiradas da física, com os campos eletro-magnéticos naturais do corpo humano (produzidos durante o metabolismo, onde há certa perda de energia na hidrólise das moléculas de glicose para produção de ATP, e na prórpia quebra do ATP), e se lembrarem constantemente que o que é chamado “sólido” nada mais é que a junção de ínfimos pedaços de matéria que se atraem e repelem, com grandes espaços entre eles.

    Se você aprende a controlar a energia vinda de seu metabolismo, por um processo que ainda não é possível de se explicar facilmente, se você é capaz de controlar toda aquela energia que geralmente perderia, obviamente que pode usá-la em todas as formas que a energia adquire na vida real.

    E energia influi na matéria. Diga-se de passagem, influi muito.

  4. Se eu jogar um metoro na água. ele vai afundar e formar uma onda. Esta onda, nada mais é que a energia vinda do impacto percorrendo as partículas da água e fazendo-as vibrar.

    Assim sendo, se você utilizar energia, pode sim ter uma “força” maior que se utilizar matéria. A matéria é apenas um caminho para a utilização de energia.

    Seus músculos quebram moléculas de ATP, contraem (por meio de reações bioquímicas) as fibras proteicas musculares e então você tem movimento.Depois, você utiliza a energia gerada pelos músculos para dar velocidade ao seu punho.

    Seu punho, em inércia, terá uma desaceleração constante pelas forças de atrito com o ar, mas ainda chegará ao objetivo (usemos uma placa de madeira) com uma certa quantidade de movimento, que gerará um impacto, transmitindo a Energia Cinética do movimento para a madeira, o que vai significar um súbito aumento no grau de entropia das moléculas da celulose e quebrar a madeira.

    Não usei mítica. Isso é física e química.E a energia citada é a mesma que qualquer físico define como “capacidade de realizar trabalho”. E percebe-se que “força”, como algo sólido, como algo em que se apoiar, não existe.

    Em outras palavras, manipular Ki é fazer tudo isso acima, sem passar pelo estágio dos músculos. É quando você não precisa transferir a energia para o punho antes de trasferí-la para a madeira. Se você conseguir transferir mais energia assim que dando um soco comúm, então você pode sim produzir mais “força” que seus músculos possuem capacidade para.

  5. eu sou, acho que um dos maiores fãns de bragon ball, me inspiro no goku quando penso em KI,, albert ainsten usou apenas 20% de seu cérebro e consegiu realizar muitas coisas que o ser humano jamais se quer pensou em realizar!!!
    agora, pensem comigo se ainstein conseguiu ser um genio com 20% do crebro imagina se a gente usasse tudo que o nosso cerebro contem,,poderiamos conseguir controlar nosso KI por exemplo pra voar,,fazer bolas de energias? eu acho ki simm

  6. o ki é a energia vital do ser humana KICO…mas esta presentes em varios animes (como no cavaleros do zodiaco esse ki é chamado de cosmo, em dragon ball é chamado de KI msm), existem varios nomes para a nossa energia vital mas naum é apenas um poder de desenhos, o ki é a nossa energia vital.espero ter te ajudao á entender um pouco..vlw abraços
    respondendo a pergumta do JOÃO VITOR eu acho ki se nós seres humanos aprendessemos á utilizar o KI de forma correta conseguiriamos sim
    vlw abraços

  7. e esse negocio de bola de energia e coisa de desenho nao na vida real o unico que conseque fazer isso e deus somente ele tem poderes e jesus tambem

  8. ki (energia vital) existe sim ….. o ser humano qdo sobre o controle de seu ki consegue fazer coisas inimaginaveis . Para fazer uma bola de energia basta concentrar no tanden ( centro de energia) que fika abaxo do umbigo …concentre-se no tanden e imagine ke ha 2 cabos ligando o tanden aos braços …imagine ke ha energia pasando por eses cabos e saindo pela palma da mao e/ou os dedos ..vc sentira um formigamento, um calor, e uma pressao nas maos como se ouvese algo ali com o tempo aprende se a contralar esa energia e como manipula la

  9. ah mais como vcs sao idotas parao de falar rosneiras isso e inposivel, pois deus nao deu esse tipo de poder para os seres humanos as foças e o tempo de vida foise diminuido por causa dos pecados . nao fiquem pensando que fazer eses metodos vao conseguir pois isso É IMPOSSIVEL garanto. ve se parem um pouco de assistir direto pois isso fais com que vc se sinta querendo ficar emgual a eles e ter poderes e coisas assim paranormal e um desenho diabolico sedutor, procura diminuir os dias de ver ese desenho ou pare. se nao vao ficar obsecados xau boa tarde : se querem ficar fortes emtran ne um lugar onde ensina artes marcias como eu fasso. POR FAVOR COMENTE O QUE ACHOU !! DUVIDAS E ETC

  10. Eu sou praticante de Kung-fu.A existência do Chi e bem comum em quaisquer ser humano portanto treina-la não é difícil.Para treinar você precisa de um lugar calmo,uma folha de papel,uma caneta ou lapis.

    Passo1°:Fassa um círculo na folha de papel
    Passo2°:Olhe somente para aquele ponto quando você estiver concentrado feche os olhos pense no seu punho e de um soco com muita força e descarregue a respiração o soco será um estrondo e sua mão nao sentirá nada!

    Espero ter ajudado

    Só pra corrigir nã o KI é Chi!!!

  11. Ai eu estou aqui para falar que isso realmente esiste. quem nao acredita porque nunca temtou

    Ja estou treinando isso a quase hum ano e realmente do geito que eu treino simto algo algo inesplicavel um poder nas palmas da minha mão parece algo uma pressão sobre minhas mãos parece que meu corpo fica mais forte mais resistente.

    Parece que minha mente fica tranquila sem nem um problema e acredite quem nao acredita que o KI nao esiste nunca ira controlalo.

    Não sei o que éra se éra eu que estava meio sónso ou problema na luis mas quando eu estava no banho realmente consentrado com os olhos fechados quando eu abri as lusis estavam piscando essa foi a vess que eu mais estava consentrado.E quando eu sai do banho as lusis nao piscavam mais.

    Se querem saber como eu treino vão ter que pesquisar muito como eu fiss

    OU me add no msn:alex50cent@soumaiseu.com posso dar umas dicas simples

    A e uma dica apesar das pessoas falarem tamto que estão ficando loucos estão assistindo muito animes ta ai os animes que falan usam o ki assistindo eles vc aprendera mais ainda como controlalos mesmo se o geito que no anime usam o ki for impossivel vc sabera mais um pouco do ki e ficara mais facil de se controlalo isso é só para quem acredita no ki a um anime bom para isso é o dragom ball mass nao o z nem o gt o dragom ball normal o primeiro quando o goku ainda éra pequeno esperam que tenham gostado

  12. no dragonball o gohan quando fica com raiva ele comsegue ficar muito forte e o picolo treina ele para comtrolar essa força talves as pessoas comseguem fazer isso controlando os seus sentimentos

  13. quando eu me comsentro muito comsigo ver muitas luses azul que outras pessoas nao comseguem ver eu acho que isso e a força do ki eu esquesso de tudo quando estou comsentrado

  14. bom,caso micael nao saiba,nós somos a maior criação de deus,e na bíblia,quando fala que ele nos criou a sua imagem,não quer dizer aparencia,pois ele não é material!quer dizer de potencial,somos criadores assim como ele!e do diabo é achar que a maior criação de deus não pode fazer nada de bom!

  15. E Jesus disse um dia que qualquer um poderia sim fazer coisas igual ele ou até melhores que ele!ou voce não sabe que TODOS NÓS somos filhos de deus,não só jesus!antes de meter deus na história e falar que isso é diabo,tente raciocinar um pouco!

  16. o usuario “…..” falo tudo vei em penssei no que voce falo cara vai sser dificil mas vp conssegui um dia agora esse ai que fala que fez uma bola enorme de energia e solto ta achando que é dragon ball nao jugando falando so sei q nao é impossivel mas do jeito que falam ai ate parece q é tao facil como toma agua

  17. não falem mal de JESUS nunca que vcs vão se comparar a ele eu sou servo de DEUS vcs só vão controlar o ki quando deixar o amor de DEUS entra no coração é preciso dedicar pelo menos 1 hora por dia para sentir a unção de DEUS fruir pelo seu corpo vc sentira a energia fluir pelo seu corpo respeitando a lei de DEUS seguindo os seus mandamentos e só seguindo a ele que vc conseguira chegar a perfeição o ki é verdadeiro só se consegue controlar se livrando da raiva do ódio e esquecendo as preocupações é preciso se concentra e meditar na palavra de DEUS ele é mais importante para sua vida espiritual é preciso ter intimidade com DEUS fase uma oração conversa com DEUS e só se encontra paz e tranqüilidade eu esto treinando e sinto um grande energia nas minhas mãos e consigo concentra essa energia nas solas dos pés faça um concentração e tente concentra a energia na palma da mãos é preciso se concentra 40 minutos e que DEUS abençoe vcs fiquem com DEUS!

  18. FaeL voce esta certo de nao acreditar nesse negocio de voar e bola de energia e como sairia a bola de energia e por aonde sairia

    Bom Rosana eu tambem não acredito que dee pra voar neeh *-* mas as bolas de ki nao saem de dentro da gente e a energia que nos puxamos do ar agua terra plantas e tudo mais ;D

  19. eu, acho que isso é verdade bom eu sei muito sobre isso já treinei varios tipos de artes maciais principalmente kung fu o ki e uma tecnica poderosa que alguns mestres de artes marciais antigos consiguia controlar uma coisa eu sei pessoal não da para voar mais da para desenvolver uma energia que fica ao interior do nosso corpo e aumentar a facilidade de lutar como dar saltos mais autos soco;chutes,ficaram mais potentes. para tentar soutar a energia do corpo e da mente e só esvaziar a mente e o pensamento e meditar pensar que você estar no universo lutando com seu proprio clone e que ninguen tim pesa de meditar

  20. Ae maico e galera que n acredita no ki vejam o caso do dynamo jack o cara e um goku na vida real se n e possivel controlar o ki entao o jack faz o q? Bruxaria? Se pensar levando na logica e n na religiao(n tenho nada contra pois sou espirito) entao nos realmente somos capazes n fiquem dizendo que e coisa de anime pois todo anime e criado atraves de um fato real so que com muita ficcçao

  21. eu vou falar a verdade o ki eo chi é totalmente real pois eu utiliso a 10 anos e a cada dia eu fico mais forte e eu vou falar a verdade eu tenho 16 anos de idade comesei a treinar com 6 anos uma dica para todos q queren setornar um lutador com o ki treinem duro eu tenho todos os osos da minha mão quebrados e tem gente que acha que eu sou loco mas q eles são muito fracos a quen esa treinando tome muito coidado porq ese poder é muito destrutivo quen ja treinou por mais de 5 anos sabem bem do q eu estou falando porfavor cuidado

  22. gente por favor quem sabe fazer uma bola de energia por favor me ensinem eu nao consigo entender como fazer isso se alguem me ensinar como fazer isso hoje eu fico a noite inteira tentando comtrolar meu ki eu sei q isso é possivel mais eu nao entendo por favor me ajudem

  23. Eu sou fã de DBZ, sempre quis utilizar Kí mas de uma coisa eu tenho certeza, SE e só SE as pessoas podessem utilizar Kí existiriam pessoas que monstrariam ao vivo lancamentos de rajadas de Kí e isso não é mentira, mas é como dizem VER PARA CRER

  24. controlo meu chi sinto a enegia de td o eu corpo poso diresionala para qualquer parte de meu corpo agora faso quase td o q quero consigo quebrar um tijolo sem usar quase nada de força direcionando o hi para palma de minha mao

  25. gente alguen manda pelo meu e-mail como se fas para ultilizar um ki (para liberar bolas de energia quem solber e fale assim colocarei no you tube se aprender e vcs verao como fazer isso tambem aqui o meu e-mail (guilherme_soares.12@hotmail.com e me mande menssagens de como fazer isso porque quero muito aprender

  26. Eu cuase consegui fazer sinto formigamento,calor e presao mais o ruin e q nao concigo baixar meu ki eu me com centro de mais e vem muito alguem ajuda ai como faso para ter o comtrole?(foi mal pelos eros de portugues e q to no celular)

  27. Pessoal, o ki/chi/prana é REAL, bem real!!! Na China é tão comum falar-se nisso, eles estão muito mais avançados nesse aspeto! E o DBZ foi criado inspirando-se no ki, só que exagerado para atrair público.
    Eu treino ki, e é bem possível fazer bolas de energia (até visíveis), voar, fazer um kamehameha, etc…
    Existe muita gente por toda a terra que treina ki e que se tornaram tão poderosos que nem podemos imaginar!
    Eu não consigo fazer um buraco na parede como o utilizador Moisés (gostaria que explicasse como chegou a esse nível, obg, suponho que tenha usado Jing?) , mas consigo derrubar alguns objetos de peso leve a alguma distância. Estou a aprender há poucos meses, mas já tenho bons resultados, estando sempre a melhorar.
    Conclusão: O ki é real!!!

  28. gente isso e verdade,por que eu treino ki a mais ou menos 4 semanas quando todos saem de casa e eu fico sozinho,um dia eu tava controlando tao bem o ki q eu resolvi fazer uma tencica (nada de mais tecnicas sao maneiras diiferentes de controlar o ki para um objetivo como força rapidez etc…)eu criei uma tecnica mt forte e mt util eu peguei parte da energia do meu corpo fiz ela ir na ponta dos meus dedos absorvi e fiz ele creser dentro de mim foi algo tao forge mais me desgastou eu fiquei com mt dor de cabeça por 2 dias mais foi magnifico quando estava controlando eu gritei do nada ”toyokama” eu n intendi mais quando eu gritei dei um soco na parede tao forte q a parede rachou (nada tao significante foi pequeno)mais a questao e quando eu dava um soco forte minha mae ficava doendo e machucada,dessa vez ela ficou intacta foi mt legal,ja tenho varias tecnicas q estou apredendo como o toyoko (q tambem e um nome de outro lugar na china) esses nomes vem na minha cabeça e mt deles sao de lugares q tem mt significado bom e isso treinem mais cuidado o ki e mais forte q nos imaginamos

  29. Eu tive uma experiencia muito forte eu aprendi vendo desenho do street fihgter eu virei mortal invrivel dentro de casa e fiquei meio tonto sento formigamento na mao eu tava no sofa e fui para no chao batimeu pe nochao mas nao senti nada sso e real mas tem q acredita.vlw

  30. O ki e verdadeiro eu consigo sentir o meu, aconteceu algo com migo que eu nunca tinha sentido , fiquei ontem treinando e meditando e derrepente senti uma energia como se fosse um imã . um conselho para todos antes de acredita que o ki existe acreditem primeiro em Deus

  31. Entao pessoal ja estou conseguindo me concentra e sinto formigamento uma pressao forte fico ate tremendo com to me esforcando pra controla sintobq tenho uma energia muito forte mas tenho q aprende manipula-la quem puder dar dica agradeco vlw isso e real.

  32. Meus queridos amigos recomendo a voceis fazer leituras da bíblia. Quem de voceis gostariam de ler a bíblia em 1 ano? Quem tiver o interesse, arrume uma bíblia e começe lendo 3 capítulos por dia.

    A respeito do vosso comentário sobre o Ki oi Chi, a palavra de Deus diz o seguinte:
    Tudo é possível ao que crê.

    É possível sim, fazer as coisas levitar e se mover com a força da sua vontade, é possível levitar seu corpo do chão e até voar nos altos céus repletos de nuvens e seu azul infinito.

    Quando Deus criou Adão e Eva, ele disse: e dominareis sobre os peixes das águas, sobre as bestas feras da terra e sobre as aves do céu.

    Da a entender , que Adão e Eva, nadavam mais rápido que os mais velozes peixes, eram extremamente fortes fisicamente, e conseguiam correr com suas próprias pernas, mais rápido que um guepardo, que na época deveria alcançar um 300 KM porque naquela época tudo era maior, até mesmo o próprio homem.

    Só que com o passar do tempo, a vida do homem foi diminuída e de 1000 anos passou a viver 500 e foi regredindo, e hoje se alguns pela sua robustez chegam a 80 anos, pois o melhor deles é imfado e canseira.

    Para voceis que sonham em usufruir as bênçãos de Deus e seus dons, porque tudo vem dele, recomendo voceis a abandonarem, tudo oque não agradam a Deus.

    Obedeçam os dez mandamentos de Deus
    Principalmente aquele que diz:
    Honraras seu pai e sua mãe
    Não mentiras
    Não roubarás
    Não matarás
    E assim por diante.
    Passem a serem agradecidos a Deus
    Falem com Deus todos os dias,
    Peçam perdão de vossos pecados
    Frequentem uma igreja evangélica
    Aceitem ao Senhor Jesus Cristo
    Como vosso único e suficiente Salvador
    Façam a vontade de Deus de todo o vosso coração, e finalmente voceis poderão pedir
    A Deus a inteligência a sabedoria e a força necessária, para realização do vosso desejo
    Que é “”” voar, criar bolas de energia””

    Mas segundo meu entendimento, Deus não concederá isso a voceis tão fácil. Porque pelo que eu sei, a bola de energia é como uma Dinamite, onde vc jogar ela despedaça
    E alvo, é muito perigoso.

    Agora levitar, voar, não vejo perigo nisso.
    Mas para voceis conseguir isso de Deus, voceis terão que obedecer aos comandos dele, e Deus vai testar muito a paciência de voceis, até voceis terem um grande alto controle das palavras, e atitudes e principalmente dos sentimentos e emoções.

    A bíblia diz: que a adolescência e a juventude é vaidade, e noutra parte ela diz ao jovem: jovem remove a ira do teu coração.

    Deus conhece os vossos sonhos,as a vontade dele vem primeiro.
    Façam a vontade de Deus, e depois quando voceis estiverem aprovados por ele, ele realizará os vossos sonhos.

    É possível voar com o uso da energia interior??

    Claro que sim.

    Só que o conhecimento necessário para isso só Deus, Jesus e o Espírito Santo pode dar.
    E isso só será concedido depois que voceis
    Estiverem obedientes a Deus, e andando
    Em caminhos direitos conforme a bíblia.

  33. Não Vou Enganar Ninguem Dizendo Que Rachei A Parede Ou Fiz Bolas De Energia…(kkkkk) Mas Eu Ja Consigui Manipular Minha Energia(Na Verdade Canalizar) é Bem Simples Treine Até N Puder Mais Se Mexer Direito E Depois Junte Sua Energia Em Um Ponto No Centro Da Testa E Depois Comprima, E Ai Bum Voce Ira Ficar Tanta Energia Que Ira Ficar 2x Mais Agil De Quando Começou.
    Eu Tive Alguns Efeitos Colaterais No Dia Seguinte Mau Podia Me Mexer Com Movimentos Muito Bruscos Mais é Algo Suportavel.
    Desenvolvi Isso Em Um Treinamento De Agilidade Com Bolinhas.

  34. olá gostaria de sabe com quanto tempo se pode controlar o ki para eu tipo (correr super rapido , voar , soltar bolas de energias , e sentir o tamanho da energia das pessoa . ) por favor me respondam

  35. olá gostaria de sabe com quanto tempo se pode controlar o ki para eu tipo (correr super rapido , voar , soltar bolas de energias , e sentir o tamanho da energia das pessoa . ) por favor me respondam

  36. Glr eu de vez em quando, quando eu quero consigo fazer com q meu corpo ñ sinta calor, tipo outro dia na escola tava fazendo tanto calor q todos estavam sem camisas (até as garotas) e eu era o unico q tava de capote (eu ñ tava sentindo frio). Então eu queria saber, isso poderia ser a força do meu KI?

  37. Glr eu de vez em quando, quando eu quero consigo fazer com q meu corpo ñ sinta calor, tipo outro dia na escola tava fazendo tanto calor q todos estavam sem camisas (até as garotas) e eu era o unico q tava de capote (eu ñ tava sentindo frio). Então eu queria saber, isso poderia ser a força do meu KI? espero resposta

  38. Qual tipo de exercicio devo fazer para cemtralizar a energia nas maos, e qual a sensacao o sinal que mostre mostre que estou fazendo corretamente e que vou conseguir?

  39. Christian sou evangélico mas pratico meditação transedental desde novo 8 anos estava procurando saber mais sobre filosofia oriental e técnicas de meditação(já que eu não pratico nenhuma técnica de meditação) quando você falou sobre coceiras que sua esposa tem, ultimamente tenho tido esse tipo de tremores que variam a forma geralmente é nos membros superiores, acho que esse ki é um conjunto fatores fisiológicos que canalizam energia celular mas enfim o seu artigo foi muitíssimo bem elaborado eu gostei muito

  40. O KI E TIPO UMA FÉ DE FORMA DIFERENTE ELE EXISTE SIM MAS ESTAR EM UM NIVEL ONDE NEM TODOS TEM A FÉ NECESSARIA PARA DESPERTA ESSA ENERGIA DORMENTI ! SIM DEUS TEM PODER E NOS SOMOS IMAGENS DE DEUS ENTÃO TEMOS ALGO ESPECIAL MAS NÃO SOMOS CAPAZES DE DESPERTA ESSES NOS DOM POIS NÃO TEMOS FÉ! EU NÃO PRATICO ARTES MARCIAS MAS SONHO COM ISSO EU NÃO TENHO MOTIVOS PARA MENTIR SOBRE AS BOLAS DE ENERGIA LA ATRAS BEM E DIFIL VC FAZER ISSO NO MAXIMO VC PODE TRANSMITIR SUA ENERGIA PARA OUTRA PESSOA OU PARA CERTOS PONTOS DO CORPO ! SE VOCÊ ESTIVER SÓ E SE DESLIGAR DE TUDO VOCÊ ALCANÇAR UM NIVEL MAIOR NESSE MOMENTO MAS VOLTARA AO NORMAL DEPOIS .

  41. Pessoal aqui e Wendel estou treinando ki e estou obtendo resultados extraordinarios entrem em contato comigo Meu email e elder2510@Gmail.com estou seguindo manual do James francis o americano e preciso persistencia nao parem ja consigo fazer a bola d ki e estou avancando MAs ainda vlws

  42. Ola sou Wendel venho treinando ki praticando e estou tendo resultados incriveis antes EU tambem nao acreditava MAs hj e seu q e real porque treino todo dia e presencio ima energia extraordinaria Meu email e elder2510@gmail.com quem quiser falar CMG me mande email pra trocarmos experiencias e aprendermos juntos a dominar esse poder incrivel,nao desanimem isso pra quem se considera capaz de obter treino todo dia e estou aprendendo muito e estou obtendo melhoras Meu reflexo e etc e vejo pontos de Luz brilhante em minha mao e incrivel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s