Calvície ideológica

mullets
Eles têm. Eu não tenho.

Eu deixei de criticar os penteados alheios quando percebi que estava ficando careca. Eu penso comigo “ele tem, eu não tenho” e, por mais ridículo que um corte de cabelo possa parecer, sei que é sempre melhor ter cabelos e ter a opção de deixá-los ridículos (ou não) do que simplesmente não ter cabelos.

Os discursos antiamericanos, anticapitalistas ou anti-elitistas são parecidos com as minhas antigas críticas às pessoas dotadas de vastas cabeleiras. As pessoas criticam objetos ou modos de vida que desconhecem, que nunca tiveram e que nunca terão, mais ou menos como eu criticava os penteados alheios sem perceber (ou admitir) que estava ficando careca.

Há, sem dúvida, certos aspectos do modo de vida norte-americano que eu não invejo. O mesmo posso dizer do capitalismo, que, tomado ele próprio como código moral (em vez de basear-se em códigos morais sólidos), pode levar a sociedade à ruína. E as elites, tais como se mostram no Brasil, raramente se preocupam em dar exemplos de ética.

Mas existem lições que a maioria dos críticos ainda não aprendeu.

Você critica o capitalismo, mas sugere (às vezes sem rodeios) que a solução é a estatização da economia. Você critica os EUA, mas propõe que esse país seja pilhado por uma espécie de governo mundial liderado pela ONU (aka esquerdismo mundial). Você tem aversão às elites, mas, além de mal conseguir pagar as próprias contas, pretende que o governo patrocine a sua miséria (questões de gosto à parte).

Em outras palavras, você não fez a lição de casa. Os EUA, os capitalistas e as elites fizeram. Se eles precisam melhorar, imagine você, que não tem um país organizado, não tem livre mercado e não tem dinheiro. É por isso que você deve calar a boca.

2 comentários sobre “Calvície ideológica

Deixe um comentário

