Breves

tropa de elite

Primeiramente, meus agradecimentos a quem acompanha este site mesmo quando eu próprio não estou aqui.

*
Vi Tropa de Elite. No cinema. Não era o filme ideal para celebrar mais um aniversário de namoro, mas felizmente minha mulher também gostou do que viu.

A tese central do filme, como já disseram por aí (o link me escapa), é a idéia de que quem consome drogas financia o tráfico — e toda a porcariada que vem de série.

Eu destacaria uma outra tese, não menos importante, que me ocorre quando lembro de Cidade de Deus (a comparação deve proceder por uma série de razões, cinematográficas ou não): o estado em que se encontram o Rio de Janeiro em particular e o Brasil em geral tem solução. Se em Cidade de Deus as causas eram distantes e complexas demais e o presente era mera repetição, em Tropa de Elite não há complexidade, tampouco distância: as coisas acontecem aqui e agora e não há dúvidas ou ambigüidades. O que se quis dizer com “choque de realidade” — clichê que não ajuda em nada — é que o filme não se enche de dedos ao fazer referência ao que de fato acontece (v. jornais, v. a rua lá fora).

E por isso, sinceramente, espero que Tropa de Elite seja um começo.

*
Atendendo à corrente proposta pela Anna e pelo Diogo:

1ª) Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
For Esmé – with Love and Squalor. Havia meses que estava na mesa, coberto por notinhas do tipo post-it. Ainda não o li inteiramente. Leio devagar pacas em inglês e ainda não lido bem com o remorso de adiar as leituras do mestrado.

2ª) Abrir na página 161;
Feito.

3ª) Procurar a 5ª frase completa;
Quase lá.

4ª) Postar essa frase em seu blog;
Eis: “Ridgefield and Miss Kramer did many things to me, but they didn’t come at all close to amusing me.”

5ª) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
Certamente não é a melhor frase do livro.

6ª) Repassar para outros 5 blogs.
Eu ainda não saquei o ponto (encontrei duas ou três explicações que parecem fazer algum sentido), mas passo a bola para o Saboya, a Maya, o Glauber, o Raphael e o Gilvan.

Um comentário sobre “Breves

Deixe um comentário

