Música para o domingo

John McLaughlin

Como muitos apreciadores do violão, descobri John McLaughlin quando um amigo me emprestou uma fita K7 (sim, uma fita K7, eu sou desse tempo) com o álbum “Friday Night in San Francisco”, fruto da sábia decisão de McLaughlin de juntar-se a outros dois grandes violonistas: Paco de Lucia e Al Di Meola. Além de “Friday Night in San Francisco”, a parceria resultou em outros dois álbuns, um que leva o nome dos músicos (ou simplesmente The Guitar Trio) e outro chamado “Passion, Grace and Fire” (o nome não poderia ser mais adequado), além de uma turnê bem-sucedida. Para quem aprecia o violão, os três álbuns são obrigatórios — aquele tipo de obrigatoriedade que não incomoda de forma alguma.

John McLaughlin é mais reconhecido como guitarrista de jazz. Ele é na verdade um músico eclético. Ecletismo é o rótulo que se adota quando não se sabe o que quer; aparentemente não é esse o caso de McLaughlin, que sempre se mostra muito à vontade, ora acompanhado pelos indianos do Shakti, ora ao lado de Katia Labeque e seu piano, ora com Paco e Al Di Meola. O ecletismo de McLaughlin é o que muitos chamam de música superior, que depende sempre da pesquisa intensa, da inspiração constante e de um tipo de entrega à arte que só pode ser associada aos mestres.

Com o grupo Shakti, Le Danse du Bonheur e Ma No Pa.

Com Katia Labeque, Montana e Brise de Cœur.

Com Paco de Lucia, Frevo, de Egberto Gismonti.

Com Paco e Larry Coryell, Guardian Angel — alguém mande prender esses caras por excesso de velocidade nos dedos…

The Guitar Trio (John McLaughlin, Paco de Lucia e Al Di Meola), parte 1. O show completo você encontra aqui, em onze partes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s