Música para o domingo

Semana passada não teve Música para o domingo. Não neste site. Espero que na sua casa tenha havido — domingo ou todos os dias.

Hoje tem.

*
Concertos para piano de Bach

bach glenn gould


– Concerto para 4 pianos, BWV 1065, com Mikhail Pletnev, Evgeny Kissin, Martha Argerich, James Levine
Parte 1Parte 2
Eu gostaria muito de saber que apresentação foi essa. Além dos quatro virtuoses ao piano, a orquestra é composta por outros gênios: Gidon Kremer, Giuliano Carmignola, Sarah Chang, Maxim Vengerov (violinos), Yuri Bashmet (viola) e Misha Maisky (violoncelo).

– Desde cedo o virtuose canadense tinha o hábito estranho de balbuciar enquanto tocava. Não se pode ouvir isso nestes vídeos (pode-se apenas ver), mas em gravações solo é fácil perceber Gould cantarolando.
Concerto para piano nº1, BWV 1052, 1º movimento, um de seus primeiros filmes.
Concerto para piano nº7, BWV 1058, 1º movimento, gravação mais recente, provavelmente poucos anos antes de sua morte do pianista.

– Sempre torci o nariz para crianças-prodígio. Depois que Mozart veio ao mundo, compôs sua primeira obra aos 5 anos de idade e morreu aos 35, eu costumo pensar que crianças-prodígio duram pouco. Decerto porque a energia se esvai muito cedo nas cordas ou no teclado. Eu não conheço nenhuma criança-prodígio que tenha chegado aos 70 ou 80 anos, por exemplo e a maioria delas mereceria viver mais. De qualquer modo, vale a pena ver essa menina coreana de 10 anos (Yoon A In) interpretando o 3º movimento do concerto BWV 1065. Preste atenção na cara de quem comeu e não gostou dos russos (principalmente as senhôuras) na platéia. Inveja deforma o rosto, torce o pescoço e mata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s