Blogando

blog

Perguntas para quem tem blogs e escreve com freqüência:

1) Como você organiza seus escritos? Você os escreve seqüencialmente, todos num único arquivo? Ou os escreve separadamente, salvando-os um a um à medida que são escritos?

2) Prefere arquivos DOC, TXT ou PDF?

3) Faz backup? Mantém apenas o texto postado no blog, sem gravá-los no HD?

4) WordPress, blogspot ou outro motor de blogs?

5) Como você posta imagens e anexos?

Se possível, expliquem por que preferem o que preferem.

*
A seguir, minhas respostas, que explicarão as razões deste post:

1) Eu escrevo todos os posts — inclusive os mais longos — sequencialmente, em um único arquivo TXT. Isto facilita a pesquisa por palavra-chave (um CTRL+F simples resolve o assunto), mas pesquisas por data, por exemplo, tornam-se quase impossíveis.

2) Não uso DOC porque não preciso das formatações desse tipo de arquivo, que usam mais Kbytes. O PDF é só para enviar textos por e-mail, porque dificulta edições e o mostra do modo como espero que ele seja publicado.

3) Faço um backup improvisado. Eu gravo o arquivo com cópia de segurança no HD mesmo. De tempos em tempos gravo o arquivo dos textos em um porta-arquivos online que possuo e também num CD.

4) WordPress, adicionado a um domínio próprio — ou seja, não uso o WordPress.com, que oferece blogs prontos, mas monto o meu próprio, que, como vocês sabem, tem mais funcionalidades do que um blog comum. Ainda uso Blogspot também (num blog que trata dos assuntos da cidade em que vivo), que é simples e direto.

5) Depende. Imagens, algumas eu adiciono diretamente a uma pasta do próprio site ou gravo-as em algum porta-arquivos online (como o Imageshack; v. propriedades da imagem acima). Anexos, como são maiores, coloco todos num porta-arquivos online, para economizar espaço no site.

*
Desconfio (como fica claro em 1) que haja melhores formas de organizar os textos e outros arquivos off-line deste site. Talvez vossas respostas me ajudem a descobrir isso.

A todos, muito obrigado.

.
Original da imagem aqui

5 comentários sobre “Blogando

  1. 1- meus escritos são desorganizados! tenho um caderno onde escrevo, se me dá vontade e não tenho o caderno por perto escrevo em qualquer lugar e depois jogo a folinha no caderno, daí escolho o que vai pro blog, passo no word, depois jogo no blog. organização? pra que? =D

    2- bom, pra mim não faz diferença, dando pra colocar no blog tá valendo… uso sempre o word basicão com o “.doc”…

    3- só fica salvo no PC o que originalmente eu escrevi no PC. se eu escrevi antes no caderno e só quero passar pro blog não salvo não…

    4- antes era “zip.net” (uol), mas cansei dele… por dica sua vim pro wordpress.

    5- imagens, simplesmente jogo lá no blog e adiciono ao post, não quebro muito minha cabeça…

    bom, escrevi só pra constar mesmo, pq jeito mais mediocre de organizar como o meu não tem!
    =P

    espero que sirva pra dar umas risadas ao menos…

  2. 1) Escrevo no próprio blog ou em um arquivo de texto.
    2) RTF, por ser mais leve porém ‘formatável’.
    3) Tenhos backups diários de todo o banco de dados do meu blog.
    4) WordPress.
    5) Faço upload através do sistema que gerencia o blog.

  3. 1.escrevo em arquivos separados. se tenho de encontrar algo, uso a busca do próprio wordpress;
    2.escrevo em txt, leve e rápido e limpo, o que facilita o pensar;
    3.backup? escrevo jogando as palavras ao vento, imagino, pois tenho coisas salvas em diversos lugares: aqui na empresa, no mac do apê, no pc da praia, e tem coisa feita online mesmo;
    4.wordpress com servidor próprio, depois de muito me incomodar. pago caro, mas não me incomodo;
    5.figuras em upload, ou apontadas direto para outros sites. sim, esta segunda modalidade é uma bosta de várias formas, mas tem dias em que a preguiça me acomete de forma cruel.

Deixe um comentário

