PC doméstico, kit básico – atualização

avira

Meses atrás postei uma lista de programas gratuitos que a maioria das pessoas deveria ter. Relendo-a, vejo que o conselho continua valendo. Mas é importante fazer uma atualização.

Entre os antivirus indiquei o AVS (Active Virus Shield). Na época tratava-se do melhor antivirus gratuito. Embora mantido pela AOL, o AVS tinha tecnologia Kaspersky. Mas isso mudou. Hoje o AVS tem tecnologia McAfee, que está longe de ter a força que tinha quando a Internet ainda engatinhava. As revistas devem ter suas razões para manter o McAfee e o Norton entre os melhores antivirus. O fato é que não são.

McAfee e Norton têm tido desempenho sofrível se comparados com outros programas menos famosos. Além da fraca taxa de detecção, são programas pesados que exigem máquinas poderosas e consomem muitos recursos — que sempre poderiam ser utilizados com coisas mais úteis ou divertidas.

Mas entre os antivirus gratuitos, o que posso recomendar no lugar do “falecido” AVS é o Avira, também conhecido como Antivir, da empresa alemã Avira GmbH. Na maioria dos testes realizados este ano, tem sido aquele com maior poder de detecção. Sua heurística (recurso que permite detectar um virus mesmo que ele não exista no banco de dados do programa) é imbatível. O Avira tomou o lugar do Kaspersky (que ainda é um excelente antivirus, mas é pago) e do NOD32 (que, além de ser pago, não detecta a maioria dos virus brasileiros, aqueles que são mandados por email).

O Avira tem três versões: Classic (antivirus), Premium (antivirus+antispyware+anti-adware) e Security Suite (premium+firewall). A primeira versão é gratuita e pode ser baixada aqui. O programa é leve e de fácil instalação.

*
Observações:

– Se por algum motivo você não quiser usar o Avira, o AVG tornou-se uma boa alternativa entre os antivirus gratuitos. Era um programa ruim e melhorou muito ao longo deste ano.

– O Avast continua se saindo mal nos testes e continua sendo pesado e fraco na detecção. Fique longe.

– Para quem quiser saber mais sobre esses programas, uma boa fonte de informações é o site AV-Comparatives. Vá em “comparatives”.

– Todos os programas citados aqui podem ser baixados no FileHippo. Sobre esta lista, aliás, não se guiem pelo tamanho dos arquivos de instalação. De um modo geral, não há relação entre isto e o desempenho geral do programa.

Anúncios

9 comentários sobre “PC doméstico, kit básico – atualização

  1. E eu aqui usando o Avast e achando que o software é a última bolacha do pacote! Já deixei de usar Norton e McAffe faz muito tempo.

    Estou para formatar o note, e então vou testar este Avira.

  2. O Avira não tem um aspecto tão agradável quanto o Avast e algumas configurações podem ser um pouco complexas. Mas o resultado justifica a troca. Se precisar de alguma ajuda ou tiver qualquer dúvida, entre em contato.

  3. BOM, O AVIRA NO ÚLTIMO TESTE DE AV-COMPARATIVES SAIU NA FRENTE DO KASPERSKY, PORTANTO MESMO SE AO AVS FOSSE COM A MESMA TECNOLOGIA O AVIRA ESTARIA NA FRENTE. O AVG AO CONTRÁRIO DO Q FOI DITO, PELO MENOS NA MINHA OPINIÃO ERA UM BOM ANTIVIRUS Q FOI PIORANDO. SE FOSSE PARA USAR OUTRO, USARIA O AVAST, MESMO COM AS FALHAS ACHO MELHOR QUE O AVG ATUAL. SE BEM Q SÓ CONFIO NO AVIRA. E UMA EXPERIÊNCIA PÉSSIMA COM O SÓ FAMOSO NOD32 (SÓ NOME MESMO) AUMENTOU MINHA PREFERÊNCIA SOMENTE PELO AVIRA.

  4. Christian:

    Você pode também optar por usar GNU/Linux na sua máquina, e poupar séries de frustrações com anti vírus. Claro, se você tem programas dos quais você depende que estão amarrados à plataforma Windows (como o AutoCAD), aí mais cautela seria exigida.

    Se você quiser me passar uma lista de requerimentos para o seu uso particular de PC doméstico, posso ver se é viável o uso de um desktop GNU/Linux para você.

    Abraço,

  5. Minha intenção era apenas sugerir o uso desse programa. Meu objetivo não é fornecer tutoriais; eles podem ser encontrados facilmente via Google.

    Seja como for, se quiser sugerir algum link, fique à vontade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s