A saúde do homem medieval e a sua

medieval food

Divulgaram recentemente uma pesquisa que diz que o homem da Idade Média tinha uma dieta mais saudável do que a do homem atual. A saúde, naturalmente, está relacionada não apenas àquilo que o homem medieval comia (pão, peixe e cerveja), mas também à forma como gastava esse alimento (em trabalhos braçais intensos).

O problema é que a expectativa de vida na Idade Média era de 30 anos. Aos 40 uma pessoa era considerada velha — informação que a própria pesquisa confirma.

Daí vem uma interrogação sobre tudo que se diz e se pesquisa sobre nutrição e sobre longevidade. O que é melhor: viver pouco e viver bem, viver muito e viver mais ou menos, viver muitíssimo (supondo que saibamos o que é isso) e viver mal?

Logicamente, não existe uma relação incontornável entre os elementos de cada um desses binômios. Pode-se viver bem e viver muito. Essa conquista (chamemo-la assim, porque todos queremos viver bem e muito) deve-se ao equilíbrio entre os diversos elementos de que a saúde é composta — e neste ponto falham horrivelmente aqueles que dizem que “você é o que você come”, porque você é o que você come, o que você pensa, o que você faz e sente, e provavelmente você é mais alguma coisa além disso.

Talvez seja mais importante saber por que se vive do que saber como e à base de quê se vive.

.
Original da imagem aqui.

Anúncios

5 comentários sobre “A saúde do homem medieval e a sua

  1. Eu me surpreendo que precisem fazer uma pesquisa pra isso. Em uma época em que não haviam inventado o açúcar refinado, os conservantes, acidulantes, o rodízio, o fast-food, etc não precisa ser nenhum gênio pra chegar a essa conclusão.

    “Talvez seja mais importante saber por que se vive do que saber como e à base de quê se vive.”

    Com certeza. Mas como nem todo mundo que vive tem a preocupação de buscar um sentido acima do “mero” viver, prolongar a vida das pessoas TALVEZ seja uma boa idéia por dar a elas a oportunidade (de na velhice) buscar o tal sentido.

    []s

  2. Lembra-se de uma charge com um monte de homens da caverna perguntando porque diabos eles viviam tão pouco se faziam exercicios e comiam alimentação natural?

    Mas se pegarmos a vida de celebridades, acho que pessoas de estilos de vida saudáveis – atletas, por exemplo, tem longevidade maior que aqueles que não tem. Quantos atletas dos anos 50 que ainda estão vivos? E quantos músicos famosos do mesmo tempo?

  3. Uma piada sobre o tema:

    Um homem vai ao médico e pede uma receita para viver até os 100 anos.
    O médico, então, aplica o questionário da ‘qualidade de vida’:
    – o senhor fuma?
    – não.
    – o senhor bebe bebidas alcoólicas: vinho, cerveja?
    – não.
    – o senhor come frituras, doces e chocolate?
    – não.
    – o senhor faz sexo com quem tem desejo?
    – não.
    – o senhor perde noites em festas com os amigos?
    – não
    – Então, para que o senhor quer viver até os 100 anos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s