E agora, Al Gore?

al gore captain planet

“O que poderia ser melhor para o emirado do que investir nossos lucros com petróleo e gás em algo que nos dará liderança no futuro?”, comenta o diretor da iniciativa, o sultão Al Jaber. (link)

O projeto de Masdar, a primeira cidade totalmente ecológica do mundo, está em andamento. Será nos Emirados Árabes Unidos, perto da capital Abu Dhabi. Tudo está sendo financiado com petrodólares. Apenas não tente explicar a ironia aos apóstolos do aquecimento global.

.
Original da montagem tosca aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “E agora, Al Gore?

  1. Christian, é importante que tenhamos em mente que os ‘apóstolos’ do aquecimento global tem a opinião de que existe uma parcela de aquecimento climático causada por atividades humanas, apenas isso. Não acho que seja uma ironia, afinal existe dinheiro sobrando, que vai ser investido na pesquisa de tecnologias alternativas. Isso é bom.

    Não acredito no entanto que as pesquisas científicas e o investimento de largas quantidades de dinheiro em desenvolvimento técnico vão sempre resolver nossos problemas ambientais. Podem resolver muitas coisas, um bom número de vezes. Mas não todos os problemas, sempre.

    Eu ainda tenho minhas dúvidas com relação a até que ponto nosso modo de produção é capaz de se sustentar (e nos sustentar) neste planeta, mas não tenho opinião formada sobre isso. Uma coisa é certa: O Socialismo/Comunismo também não contempla uma relação mais respeitosa e harmônica com o ambiente que vivemos.

    Era só isso que eu queria dizer. Continue com o bom trabalho, meu caro!

    Abraço,

  2. Lucas,

    Você tem razão sobretudo quando fala de nosso modo de produção. A lógica que tem criado perspectivas de “cidades verdes” não é diferente da lógica que deu origem às cidades industriais (Cubatão, por exemplo). Havia nestas tanta tecnologia quanto há naquelas.

    Talvez a poluição deixe de ser um problema justamente pelas inovações tecnológicas, mas quais novos problemas nos esperam? Se a essência dessas inovações não muda, por que mudaria sua capacidade de trazer problemas à humanidade?

    *
    Obrigado pelo comentário.
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s