Natal

natividade botticelli

Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo. O aniversário é dele, não seu. Lembre-se disto.

*
Sim, é permitido ornar a casa com neve falsa, lâmpadas chinesas e enfeites de garrafa pet, mesmo que a aparência dessas coisas não seja a mais aprazível. Mas estas coisas são o meio, não o fim — e nem sempre este justifica aquele.

*
O presépio — a representação do nascimento de Jesus — é uma das formas mais singelas e genuinamente cristãs de marcar a data. Que a arte do presépio não se perca.

*
Refeições especiais também são bem-vindas. Mas, como no caso dos ornamentos, moderação e sensatez são pressupostos. Há pessoas que celebram o nascimento de Jesus jogando comida fora depois da ceia ou padecendo problemas gastrointestinais.

*
Presentear é uma arte perdida. Você presentearia espontaneamente o seu amigo secreto? O que o nascimento de Jesus tem a ver com a insinceridade ao presentear?

*
Aos não-cristãos radicais — também conhecidos como anticristãos — o exercício natalino que eu sugiro é ler o Sermão da Montanha.

*
A todos, feliz Natal.

Que a celebração desta data seja também um ritual de gratidão: a Deus, por ter trazido Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo; ao Nazareno, por iluminar nossos corações com seus atos e suas palavras.

*

A verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. (Jo 1: 9-14)

*
A imagem acima pode ser ampliada com um clique nela. O original está aqui. Trata-se da representação da Natividade, por Sandro Botticelli.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s