Savasana

savasana yoga

Minha experiência rasteira com a ioga (ou o yoga, como queiram) coincide com as palavras de Iyengar em “Light on Yoga” sobre o savasana, a postura da imagem acima:

“O relaxamento consciente revigora e refresca o corpo e a mente. Mas é muito mais difícil manter a mente quieta do que o corpo. Portanto, essa postura, aparentemente fácil, é das mais difíceis de dominar.”

Savasana é esvair-se de si mesmo, deixar de ser, interromper qualquer atividade do corpo e da mente. Não existe nada mais difícil — e necessário — do que isso.

Há algum tempo faço exercícios pela manhã e concluo o treinamento diário com o savasana. Prestar atenção na tensão muscular com o objetivo de neutralizá-la significa substitui-la pela tensão mental. Não prestar atenção na tensão muscular significa perder-se nela, que é a conseqüência da habitual incapacidade de realizar todos os exercícios com naturalidade e sem esforço. Para um iniciante como eu, não há saída. Savasana não é meditação e não é exercício físico.

A prática tem indicado que um caminho viável é permitir-se perder-se entre uma tensão e outra, entre um corpo rígido e ineficiente e uma mente acostumada a lhe pregar peças. Isto inclui prestar atenção na respiração, que é o elemento que une o corpo e a mente. A tensão gerada pela focalização da respiração é capaz de controlar a mente e o corpo sem tensioná-los ainda mais. Os raros momentos de relaxamento que encontrei em savasana foram conseguidos através da respiração — diante dela, a mente e o corpo são como cavalos selvagens.

Mas permaneço muito longe de dominar savasana e, por isso, estou aberto a sugestões. Experiências e relatos também são bem-vindos.

.
Original da imagem aqui.

Anúncios

5 comentários sobre “Savasana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s