fountain pen

1) Escrever. Se o que você tem na cabeça não o estimula muito a escrever, talvez a perspectiva de ver essas palavras toscas anotadas no papel de uma forma incomum o estimule. Lembre-se sempre de que uma caneta tinteiro está para uma esferográfica assim como uma bata artesanal de algodão cru está para roupas sintéticas de baciada.

2) Beleza. Uma caneta tinteiro exige delicadeza ao escrever. Uma esferográfica aceita tudo — inclusive notas fiscais, listas de compra e memorandos. A caneta tinteiro também, mas sua mão deverá ser um pouco mais leve e solta, o que é sempre bom e bonito.

3) Reciclagem. Se você equipar uma caneta tinteiro com um conversor, perceberá que ela não produz resíduos (lixo). O único resíduo produzido é o vidro de tinta, que, por ser vidro, pode ser reciclado ou reaproveitado de diversas formas. Para quem se preocupa com isso, a caneta tinteiro é mais ecologicamente correta do que canetas comuns.

4) Ascendência. É bem possível que seu avô tenha usado uma caneta tinteiro — talvez tenha usado a caneta tinteiro que você usa ou ele mantém uma coleção dessas canetas esquecida em alguma gaveta. Ainda que sua caneta seja nova, recém-adquirida, usá-la fará você lembrar de um tempo em que elas eram mais comuns. E não há nada mais importante hoje do que lembrar do tempo em que todos tinham uma caneta tinteiro.

5) Lentidão. Sim, posso escrever rapidamente com uma caneta-tinteiro, mas em algum momento a caneta “pedirá” um intervalo, não apenas para ser abastecida. Você perceberá que sua mão e sua escrita se ajustam à caneta na mesma medida que a caneta se ajusta à sua mão. Os japoneses chamariam isso de aiki — a unificação das energias.

6) Custo. Acredite, é barato. Sim, existem as Mont Blanc, os Rolls-Royce das canetas, que facilmente passam de R$2 mil. Mas há canetas boas por R$10 — bonita, leve, macia, funcional e ergonômica.

7) Perenidade. A caneta tinteiro não é apenas reciclável — não-descartável. Ela provavelmente ficará com você por muitos anos. Bem cuidada, pode ser passada para seus filhos e para seus netos, que decerto não precisarão comprar canetas e se lembrarão de você. Uma vida também é feita de memórias e de permanência; neste sentido a caneta tinteiro cumpre bem seu papel. E mesmo que você não se considere digno de ser lembrado, a caneta tinteiro poderá ajudá-lo a considerar o futuro com mais seriedade — o que você possui que tem chances de durar mais do que você mesmo?

.
Original da imagem aqui.

About these ads