Música para o domingo

Debussy

debussy

Gente que manja de música muito mais do que eu disse o seguinte de Debussy:

“Debussy é um compositor de enorme importância não só na música francesa. Seu papel como renovador da linguagem harmônica, cujo vocabulário ampliou-se devido às novas concepções na formação e encadeamento dos acordes, foi fundamental para a música moderna e, mesmo que tenham sido consideradas por seus contemporâneos como subversivas dos princípios tradicionais, eram apenas um ousado e inteligente alargamento desses princípios e uma conseqüencia lógica dos trabalhos de Chopin, Liszt e Mussorgsky. Quanto ao ritmo, também foi ponto de partida para muitos compositores do século XX. Bartók, Stravinski e Villa-Lobos devem muito a ele.”

Em minha miséria de mero ouvinte, posso dizer que se trata de música deslumbrante. Como precursor da música moderna Debussy pode agradar muito àqueles que estão cansados das melodias exageradamente melífluas dos românticos, como Chopin, e que ainda não encontraram razões para apreciar as invenções dos modernos, como Stravinsky. Debussy encontrou, na música erudita, o ponto de equilíbrio entre o romance e a aventura. Sua música impressiona, acalenta e eleva — tudo ao mesmo tempo.

Clair de Lune, sua obra mais famosa.

Rêverie. Ouça também esta versão para dois violões, com John Williams e Julian Bream.

Dois prelúdios: Le vent das la plaine e Ondine. Ao piano, Sviatoslav Richter.

Primeiro movimento da suíte sinfônica “La Mer”, “De l’aube à midi sur la mer”, com Claudio Abaddo regendo a Orquestra Festival de Lucerna.

Prélude a l’après-midi d’un faune, com o Balé da Ópera de Paris, a coreografia original de Nijinski e a cenografia da primeira apresentação (1912). Para ouvir e ver.

.
Original da imagem aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s