O sorriso

bom dia brasil
Bom dia?

Eu tenho medo (Duarte, 2002) quando os âncoras dos telejornais sorriem demais, chegando mesmo a mostrar uma certa euforia com notícias que supostamente são boas para o telespectador. Esse sorriso e essa euforia não correspondem a duas ruindades típicas de todos os telejornais:

1) A expressão facial dos âncoras muda com a mesma rapidez do teleprompter. Ela raramente corresponde àquilo que de fato o sujeito sente. Portanto, ela é mentirosa ou, no máximo, dramática. Isto é, ela é obra de atores, não de jornalistas.

2) É abominável o simples fato de ter tempo e interesse para prestar atenção às notícias da TV. Se essa atenção avança para além dos conteúdos das notícias e ao mesmo tempo dispensa a idéia de que jornais e novelas pertencem à mesma categoria de transmissão televisiva da realidade, tanto pior.

.
Original da imagem aqui.

Anúncios

5 comentários sobre “O sorriso

  1. Rapaz,

    e não é que justamente hoje a Sandra Annenberg encerrou o Jornal Hoje cheia de lágrima no olho, por causa de uma matéria final sobre adoção.

    A matéria foi em forçante, em termos de emoção, mas foi bonito ver a âncora verdadeiramente emocionada.

    Abraço.

  2. Pior é quando o sorriso dos âncoras chega a mostrar uma certa euforia com notícias que supostamente são boas para ele mesmo, o âncora.

    Jornalistas, principalmente os televisivos, são demasiados vaidosos e egocêntricos para se emocionarem de verdade. É tudo artificial, até mesmo uma ou outra lágrima para a platéia.

  3. Pode até ser. No entanto, hoje em dia considero que esses âncoras se posicionam mais próximos do espectador que há vinte ou trinta anos (claro que não acompanhava jornais naquela época, mas já vi alguma coisa).

    Hoje mesmo, durante o Jornal da Band, a Mariana Ferrão perguntou a Ricardo Boechat se ele já tinha sonhado com um paraíso onde viveria. Boechat, divertido que é, respondeu “Mariana, quando eu era criança, há uns cem anos atrás”. Todos caíram no riso, inclusive o telespectador.

    ps: Acho que todos perceberam que a foto foi posada. Eles não ficam sorrindo assim durante o jornal inteiro. Né? Né? :P

  4. Lembro de ter visto no Youtube uma jornalista que se esqueceu de tirar o sorriso do rosto durante uma notícia violenta. E no meio da notícia percebeu o erro e sumiu com o sorriso instantaneamente, ficou muito estranho. Na maior parte do tempo esses sorrisos são muito forçados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s