Facas

Duas ou três palavras sobre tecnologia:

Você pega uma faca para cortar um tomate. Naturalmente, você espera que a faca seja de boa qualidade e esteja afiada. Você começa a cortar o tomate e percebe que o corte não está lá aquelas coisas.

Por um descuido qualquer a lâmina escapa do tomate e atinge o seu dedo. Para sua surpresa seu dedo está intacto. Você agradece o fato do corte não estar lá aquelas coisas.

Se a lâmina estive perfeitamente afiada e a empunhadura fosse perfeita seu dedo poderia estar rolando no chão. Lâminas bem afiadas aumentam a eficiência no corte de legumes, mas também aumentam os riscos de você perder um dedo.

Talvez você argumente que a tecnologia é composta também por procedimentos adequados, não apenas materiais e objetos adequados. Neste caso, se você tivesse uma técnica impecável para o manuseio de facas, não haveria riscos para seus dedos, independentemente da faca.

As perguntas que surgem são:

— é possível assegurar que a tecnologia não se volte contra seus criadores pelas mãos deles próprios?
— quem tem uma técnica impecável?

Estas perguntas tornam-se ainda mais pertinentes se as aplicarmos a assuntos como meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade e a resposta mais freqüente a elas é a idéia de que devemos tratar estes assuntos com mais cuidado. Eu, pessoalmente, acho que estes assuntos e todos os discursos que se erguem em torno deles são uma desculpa para a inevitabilidade dos cortes nos seus dedos.

Anúncios

3 comentários sobre “Facas

  1. respostas:

    1) provavelmente eu aprenderia com o suposto erro…
    senão:

    2) com certeza os dedos perdidos seriam da mão esquerda e não fariam falta para o manuseio da faca em si… dos alimentos talvez, da faca não.

    ;D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s