Jardim japonês

E mais um papel de parede que veio do outro lado do mundo. Eu não me canso.

Jardins japoneses são feitos para a apreciação pura e simples, livre das ponderações da mente («que planta é aquela?», «quem é o paisagista?», «dá muita manutenção?»). Você olha, vê e se admira. Nada mais é necessário.

Clica na imagem para ampliar:
jardim_japones

.
O link de origem da imagem pode ser encontrada nela própria.

Anúncios

5 comentários sobre “Jardim japonês

  1. Depende de onde a areia está.

    No caso do papel de parede deste post, não. Note que há pedras que indicam onde se deve pisar e é, por isso, evitar caminhar sobre a areia, em especial aquela “desenhada” (deve haver um termo melhor para isso, mas eu não sei qual é).

    Mas já vi jardins japoneses que usavam a areia e alguns tipos de pedra britada como se vê por aqui, como piso mesmo. Neste caso não havia um caminho de pedras para os visitantes e estes, obviamente, estavam dispensados de se preocupar com o lugar de pisar.

  2. Olá Christian!
    Já ouvi falar que os jardins japoneses para visitação são construidos primeiramente sem caminhos para os visitantes. E, depois de visitado por algum tempo, é que os caminhos e passeios já construidos nos locais por onde passaram os visitantes. os caminhos naturais construidos com a visitação é que definem os lugares de maior preferencia. Sabe me dize se isto é verdade? Vc em algum artigo ou material sobre esta tradição, se é que é verdadeira?
    Grande abraço,
    Cida Borlido

  3. Olá, Cida.

    obrigado por seu comentário.

    Não sei como são construídos os jardins japoneses e infelizmente não tenho material à mão, mas creio que não há essa liberdade de que você ouviu falar. Embora a fruição seja uma qualidade bastante prezada na cultura zen, também é típico desta cultura que cada elemento tenha um objetivo, tenha uma razão de ser. Note, por exemplo, a precisão com que são executadas as obras e ações das artes tradicionais japonesas (fortemente influenciadas pelo zen).

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s