Ê, São Paulo…

sp congestionamento

Vejo num telejornal que o trânsito de São Paulo poderá parar — se nada for feito — em cinco anos. Lá para 2013 (não era esse o ano do fim dos tempos, segundo as profecias maias? bem, deixa pra lá…) os congestionamentos serão contínuos. O caos é feito de cidades com mais carros do que ruas.

Eu costumo pensar que «nada é tão bom que não possa melhorar, nem tão ruim que não possa piorar» e acredito que depois de 2013 muita porcaria pode acontecer no trânsito paulistano. Mas talvez o congestionamento total, ad eternum, seja o empurrãozinho que faltava para o paulistano i) mudar de cidade ou ii) desistir de usar carros diariamente.

É engraçado ver, no mesmo telejornal, pessoas se esforçando para resolver o trânsito de São Paulo. A solução é deixá-lo piorar, à própria mercê, agir como se não existisse (*), ir fazer outra coisa — metrôs, ciclovias, calçadas melhores. Dê os meios às pessoas e elas usarão carros cada vez menos. Por que? Porque não será prático, nem barato, nem bacana.

Carros, como todo objeto de consumo, continuam sendo derramados nas ruas porque ainda são um bom negócio — têm valor (financeiro e social) e cumprem o que prometem. Se isso mudar um dia, talvez São Paulo passe a ser movida por bicicletas ou pés ou cavalos ou alguma coisa que você já viu no desenho dos Jetsons.

O urbanista estava certo quando disse que a solução é fazer metrô. Foi uma forma polida de dizer que ele está se lichando para os carros.

.
(*) o que, por algum motivo me faz lembrar disto: «use os meios mundanos como se não existissem os divinos; use os meios divinos como se não existissem os mundanos» — Baltasar Gracián

.
Original da imagem aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Ê, São Paulo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s