Música para o domingo

*
cello

Violoncelo

Mischa Maisky interpreta a Suite para violoncelo nº 1, BWV 1007, de Bach. Pense em violoncelo e invariavelmente esta música virá à cabeça.

Uma inusitada versão para violoncelo do Capricho nº 24, de Paganini, originalmente composto para violino. A partir da metade do vídeo, o solista está visivelmente esgotado…

Rodrigo é mais conhecido pelo Concierto de Aranjuez, para violão e orquestra. Aqui você pode ver e ouvir um trecho de seu quase desconhecido Concerto para violoncelo, com Julian Lloyd Webber como solista. O espírito alvissareiro deste concerto é muito parecido com o do Concierto de Aranjuez.

Quase burocraticamente obrigatório no repertório do instrumento, o concerto para violoncelo de Elgar (aquele da “Pompa e Circunstância”), com a interpretação majestosa de Jacqueline Du Pré.

A sonata para violoncelo e piano de Beethoven (não consegui identificar qual delas) é interpretada aqui por Leonard Rose e ninguém menos que Glenn Gould ao piano. O violoncelo é correto. O piano, bem…, vejam e tirem suas próprias conclusões. Gould é o rei dos trejeitos.

Dois mestres interpretam o primeiro movimento da sonata nº5 para violoncelo e piano de Beethoven — Richter e Rostropovich.

*
Bonus:

Cello Song, de Nick Drake, não é propriamente uma música para violoncelo, mas o instrumento está lá, adicionando doçura e substância à poesia e à voz sussurrada do genial anglo-birmanês.

Um comentário sobre “Música para o domingo

  1. Não sei bem, mas eu desconfio que eu tenho algo a ver com esse post! =P

    Uma vez eu estava “caçando” mp3 com interpretações diversas do Concerto para violoncelo de Elgar e então descobri porque a interpretação da Jacqueline é considerada insuperável!

    Quero ver todos os vídeos, pena que não vou conseguir assistir todos ainda hoje. :(

    Sobre a Sonata para cello e piano do Beethoven, é a N.3 em Lá menor. Eu tenho essa com a interpretação da Du Pré. Que raridade esse vídeo que você passou!

    Acho que no geral, as música do Nick Drake todas são cantadas de um jeito de lembra um violoncelo, parece a mãe dele era violoncelista, né?
    Me lembrei de uma música que se chama “violino” e a vocalista tenta imitar um violino, hehe.

    Abraços e obrigada, eu realmente amei esse post!

Deixe um comentário

