Voto honesto

voto ninguém nulo
link da imagem

“(…) a única forma decente de democracia é aquela que reflete exatamente aquilo que o eleitor pensa.” (link)

Muitas pessoas — inclusive algumas muito inteligentes — falavam eleições passadas da inutilidade do voto nulo, porque alguém será eleito de qualquer forma e a possibilidade de eliminar candidatos pela grande quantidade de votos nulos é remotíssima. Eu mesmo já fui contra o voto nulo e expus boas razões para isso — e links ainda melhores.

Pouco tempo depois percebi os problemas de não manter uma estreita relação entre minha própria consciência e o voto, como citado na frase que abre este post. Se a democracia é o que é, se os votos conduzem invariavelmente a uma situação longe daquela que pretendem obter, um dos motivos é a distância entre aquilo que o eleitor pensa e aquilo que ele faz nas urnas e no restante de sua vida política, por mais ordinária que seja.

O que defendo aqui não é propriamente o voto consciente, tampouco o nulo, mas o voto honesto. Ter consciência do que se faz não implica honestidade ao votar; o voto consciente — a menina dos olhos da Justiça Eleitoral — pode ser bem desonesto. Já votei em candidatos que eu abominava simplesmente para evitar que candidatos ainda piores fossem eleitos. Era um protesto, mas voto de protesto de verdade, naquelas circunstâncias, teria sido o voto nulo.

A vantagem das eleições municipais é que, dependendo do tamanho da cidade em que você vive, é fácil conhecer os candidatos. Na cidade em que vivo, por exemplo, é fácil reconhecer os candidatos nas ruas. É fácil também lembrar do histórico de cada um como pessoa pública e é fácil ter a certeza de que, até o momento, nenhum deles representa alternativa melhor do que o voto nulo. “Melhor” diz respeito à honestidade do meu voto, não à possibilidade do meu voto levar o melhor candidato (ou o menos ruim) à prefeitura ou evitar que o pior chegue lá.

O voto nulo é uma opção. Assim como o voto em branco significa “tanto faz”, o voto nulo significa algo como “nenhum candidato me parece decente”. Mesmo que ele não conduza de fato à anulação das eleições e à eliminação dos candidatos (como se divulgou numa eleição passada), ele é uma opção de expressão política e como tal todo voto — não apenas o nulo — deve (ou deveria) ser encarado.

3 comentários sobre “Voto honesto

  1. eu não sou muito a favor de votar nulo… mas o que eu queria comentar com você, é que outro eu tava lá no G1 vendo as noticias e vi uma coisa comica que nem tive coragem de clicar no link…
    você já tinha comentado comigo que não curtia muito G1 e talz… e estou começando a concordar com vc que não é um site dos melhores não… o link dizia isso:

    Em quem votar? Confira DICAS para escolher o seu candidato.

    se quiser ver o “naipe” da chamadinha da “reportagem” tá aqui no fim da pagina: http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,15693,00.html

    se preferir correr o risco para ler o lesco-lesco em si:
    http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL601020-15693,00-CONFIRA+DICAS+PARA+ESCOLHER+CANDIDATOS+A+PREFEITO+E+A+VEREADOR.html

    ;D

  2. Christian, nunca havi pensado dessa forma, mas ela me parece agora cristalinamente coerente.O voto nulo me parece não mais um ultimo refúgio, mas um ponto de partida, a partir do qual um candidato deva tentar nos demover. Espalharei a idéia -e o link ;)

  3. Alberto,

    obrigado pelo comentário e por espalhar a idéia por aí.

    Na verdade, a idéia brotou quando me vi sem muitas opções nestas eleições municipais (em cidade pequena é bem mais difícil escolher). De repente me ocorreu: “E se, pela primeira vez, eu não me obrigasse a escolher alguém, mas uma forma de votar? Qual minha opinião sobre as opções disponíveis? Eu concordo, por pouco que seja, com alguns desses candidatos?” A partir daí foi fácil eliminar dúvidas e saber como e por que votar.

    Eles podem ser desonestos e ter isso como regra, mas nós não precisamos ser.

    Valeu!
    Abraço!

Deixe um comentário

