Me engana

obama mask
(link da imagem)

Nos anos 80 todos os pacotes de bolachas tinham 200g. A partir de meados dos anos 90 essa quantidade foi progressivamente reduzida — o preço, é claro, se manteve. Hoje a maioria dos pacotes de bolacha tem 170g; os de bolacha waffer têm em média 140g e não consta que estes pacotes custem menos do que custavam quando tinham 160, 180 ou 200g.

Recentemente me deparei com um desses pacotes de bolacha waffer em cuja embalagem podia-se ver que a quantidade era de 140g mas o consumidor receberia “sem nenhum custo adicional” mais 30g, perfazendo um total de 170g pelo preço de 140g. Mas esses 140g custam o mesmo que os 200g de antes, o que implica que o consumidor que está levando 170g, na verdade continua pagando o preço de 200g e regozija-se por achar que está levando 30g de graça.

Eu não pretendo dizer que a maquiagem de produtos é um assunto mais importante do que as eleições municipais brasileiras ou do que a disputa presidencial norte-americana, mas é nas pequenas coisas (bolachas, por exemplo) que o indivíduo revela sua capacidade de ver, pensar e agir. Existem produtos maquiados ou falsos de diversos tipos: bolachas, laticínios, cereais, candidatos, prefeitos, presidentes. O que garante que você será capaz de aceitar alguns tipos e evitar outros? O que garante que você será mais esperto na zona eleitoral do que é no mercado?

Anúncios

2 comentários sobre “Me engana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s