Minha experiência com o lota

Advertência: 

Desde que este artigo foi publicado, quase 10 anos atrás, muitas pessoas têm chegado até ele com as mais diversas expectativas, inclusive a de encontrar aqui explicações técnicas que lhes permitirão realizar limpezas nasais sem qualquer tipo de ajuda direta. Devo reforçar a todos os leitores que o principal objetivo deste artigo é compartilhar minha experiência particular com o uso do lota na realização da técnica conhecida no Hathayoga como jala neti, não instruir o leitor, muito menos sugerir que ele deve realizar esse procedimento. 

Ainda que haja nesta publicação informações técnicas razoavelmente objetivas — semelhantes às que podem ser encontradas em vários livros de yoga –, o acompanhamento por um professor de Hathayoga é necessária. Nos casos particulares em que o indivíduo possui algum tipo de doença crônica (como rinites, sinusites, enxaquecas etc.) a orientação de um médico é obrigatória.

Vale lembrar, ainda,  que as técnicas do Hathayoga (inclusive e principalmente as técnicas de limpeza interna) só são indicadas para pessoas saudáveis e nenhum professor sério recomendará o uso dessas técnicas com a finalidade de curar doenças. 

Agradeço a todos a compreensão.

Christian
28/2/2017

***

Lota é este jarrinho:

lota1

Como ele se realiza um dos kriyas do yoga, chamado jala neti. O jala neti consiste em deixar correr água pelas fossas nasais de modo a higienizá-las e descongestioná-las.

Completei recentemente minha primeira semana de jala neti diário. O objetivo deste post é compartilhar minha experiência com esse kriya.

*
O início é estranho. Desde que aprendi a nadar não tinha a sensação da água percorrendo minhas fossas nasais e a lembrança daquela época não é das mais agradáveis. No entanto, pesquisando e conversando com pessoas experientes pude descobrir que o jala neti é muito menos desagradável, totalmente seguro e muito eficaz. Mais tarde a experiência confirmou o que a teoria sugeria.

Superada a fase da estranheza teórica, decidi comprar este lota na escola YogaFlow. Lá o pequeno jarro de louça custa R$40. É possível comprá-lo a preços melhores pela internet, mas como a diferença fosse pequena e eu não confiasse inteiramente em compras de artigos frágeis pelo Correio, preferi comprar pessoalmente. É possível também improvisar um lota com outros tipos de vasilhames, mas é sempre adequado poder usar um jarro especialmente feito para o procedimento desejado.

O jala neti é feito com água pura levemente salgada. Uma colher de café rasa basta para um lota cheio (aproximadamente 400ml). Deve-se evitar água da torneira por causa do cloro, que pode irritar bastante as fossas nasais; prefira água mineral. A água deve ser aquecida até estar morna, quase quente, mas numa temperatura confortável ao contato com a pele. Mistura-se o sal de cozinha até a dissolução completa. O próximo passo é realizar o kriya propriamente dito.

O jala neti é realizado inserindo o bico do lota numa das narinas, abaixando e inclinando a cabeça de modo que a água escorra naturalmente, entrando por uma narina e saindo pela outra. Durante o processo a respiração é feita pela boca; nenhum esforço é necessário para que a água flua e realize a limpeza.

jala_neti

Com um lota cheio (400ml) costumo dividir a sessão em quatro partes, alternando aproximadamente 100ml em cada narina. Isso dá tempo da água fluir pelas fossas nasais com pressão relativamente constante em todo processo; os quatro intervalos permitem que a água escorra naturalmente quando o lota é retirado da narina. Outra opção é dividir o volume em apenas duas partes; a desvantagem é que a segunda parte necessariamente terá pressão menor, podendo oferecer resultados desiguais em cada narina. Sugiro, no entanto, que o praticante experimente e descubra o que é melhor para si.

Ao final da sessão deve-se assoar o nariz levemente. Algumas pessoas recomendam o kapalabhati, tendo o cuidado de não exagerar na pressão ao soprar o ar pelas narinas. O kapalabhati é outro kriya, isto é, outro exercício de purificação e limpeza interna. Associado ao jala neti, pode fazer milagres.

Um dos principais riscos ao realizar o jala neti é a água chegar aos ouvidos. Dependendo do ângulo de posicionamento da cabeça, a água realmente chega aos ouvidos, dando a sensação de entupimento. Isto pode ser especialmente incômodo, mas aos poucos a água se esvai naturalmente e os ouvidos logo voltam ao normal. Movimentar a cabeça para frente, para baixo e para trás ajuda a aliviar os ouvidos. Com a prática você poderá descobrir a melhor posição para evitar água nos ouvidos e a melhor forma de livrar-se dela, caso isso aconteça.

Como dito no começo, é possível improvisar um lota com outros tipos de recipientes. Bisnagas de plástico podem ser usadas para esse fim. Nestes casos deve-se ter o cuidado de abrir um pequeno furo na extremidade oposta ao bico de modo a que a água flua naturalmente sem ter que pressionar o recipiente; desta forma garante-se o fluxo natural da água e previne-se pressão excessiva ao realizar o jala neti.

Outro detalhe importante ao usar lotas improvisados é que o bico deve ter o tamanho adequado para encaixar-se na narina, sem deixar folgas (o que faria a água vazar pela mesma narina por onde ela entra) e sem penetrá-la profundamente (o que poderia machucá-la). O bico deve também ter um diâmetro não muito grande, de forma que o fluxo de água seja pequeno mas constante, proporcionando uma irrigação suave das fossas nasais.

Não existe um horário ideal para a realização do jala neti. Pode-se, por exemplo, realizá-lo logo depois de uma sessão de yoga, logo antes do banho, como parte da higiene pessoal matinal. É uma forma excelente de começar o dia. Pode-se também realizá-lo no fim do dia, também como parte do ritual de higiene e relaxamento, no encerramento de um dia cansativo. É importante, no entanto, evitar fazer o jala neti logo antes de deitar, porque a água pode ficar acumulada nas fossas nasais e ir para o ouvido. É normal, aliás, a água acumulada escorrer pelas narinas durante os 10 ou 15 minutos que sucedem a prática.

*
Passada mais de uma semana realizando o jala neti, os resultados não são espetaculares, mas há melhoras significativas. A respiração parece mais leve e fluida, sem congestões com as quais eu estava acostumado há anos. Há pequenas melhoras também na audição e na visão, já que o sistema irrigado pelo jala neti conecta ouvidos, nariz, olhos e garganta. Certamente os efeitos são mais impressionantes em pessoas que sofrem de males crônicos como sinusite e rinite ou que estão passando por gripes ou resfriados severos.

Algumas pessoas recomendam fazer o jala neti todos os dias. Outras pessoas, apenas uma vez por semana. Há quem recomende o jala neti duas vezes ao dia, em casos de rinite ou gripe forte. Na dúvida sobre como proceder, procuro seguir o bom senso e manter-me atento ao que o corpo diz. Até o momento, um jala neti por dia tem sido confortável e oferecido bons resultados. Quando sinto algum tipo de incômodo (como o que ocorre às vezes nos ouvidos), suspendo a prática por um ou dois dias. Sinto que o ideal é começar com práticas diárias e, à medida que se domina o jala neti, manter o hábito de três práticas semanais.

Anúncios

71 comentários sobre “Minha experiência com o lota

  1. Sempre tive o costume de “lavar” o nariz com soro, como recomendava a minha professora de voz. Geralmente fazia isso nos dias muito secos.

    Quando a água entra no ouvido, não só fica com a sensação de entupimento como chega a doer, principalmente na hora de assoar o nariz, mesmo que o faça suavemente. Mas acho difícil que isso não aconteça.

    Vale a pena fazer…

    E… bem, vc já disse tudo. O resto é experiência.

    Amo vc.

  2. Sofro há alguns anos de sinusite. O médico aqui me receitou uns sprays horrorosos que, além de não estarem adiantando nada, têm efeitos colaterais pavorosos, tipo possível perda do olfato.
    Já tinha pesquisado o neti. Acontece que a idéia de derramar água dentro do meu nariz só não é pior que a de tomar uma injeção no olho (não sei se existe existe injeção no olho, mas isso sim seria pior que jogar água dentro do nariz).

    Mas li seu post e resolvi deixar de ser covarde. Desci até a Rite Aid e comprei isso: http://tinyurl.com/5pbcqe

    Se meu blog deixar de atualizado a partir de hoje é porque eu morri afogada.

  3. Quando a água entra no ouvido, não só fica com a sensação de entupimento como chega a doer, principalmente na hora de assoar o nariz, mesmo que o faça suavemente. Mas acho difícil que isso não aconteça.

    Tamara,

    bem lembrado. Realmente já senti esse incômodo, mas com um pouco de movimento e paciência, a água vai embora dos ouvidos. Ajustar a posição da cabeça também evita que a água vá para os ouvidos. A prática mostrará o que é melhor e como evitar esse problema ou como solucioná-lo.

    Outra coisa importante que você me lembrou (por morar em SP): em dias quentes e secos demais é adequado não fazer o jala neti logo antes de sair à rua, senão as fossas nasais ficam sensíveis demais e pode haver irritação ao respirar. O ideal, sob essas condições climáticas, é fazer o jala neti no fim de dia, sabendo que não será mais necessário sair de casa naquele dia…

    É isso.
    Obrigado pelo comentário, minha lindinha.
    Beijos. Te amo.

  4. Não, você não morre afogado. Só *parece* que você vai morrer, mas você continua vivo e sofrendo. :-/
    One word for you: waterboarding.

    Experiência interessante (leia-se horrorosa). Mas, drama à parte, vou fazer mais algumas tentativas e te conto se noto alguma diferença. :-)

  5. Oh.

    Eu esperava um relato melhor, mas a prática conduzirá à perfeição. Meus primeiros neti também não foram uma delícia. Hoje mesmo, depois de dezenas de práticas, engoli um tanto de água (disgusting) e, pela enésima vez, senti os ouvidos entupidos (annoying).

    Por piores que sejam o “antes” e o “durante”, é o “depois” que vai dizer se o neti está funcionando e valendo a pena.

    Será um pouquinho melhor a cada nova prática.

  6. Um detalhe importante é a posição na hora de aplicar o neti. Descobri que é muito confortável fazer no lavabo, que é um lugar apertadinho, onde o vaso fica próximo à pia. Isso faz com que vire não muito a cabeça pros lados e pra frente pra evitar de se molhar (eca!), e consequentemente, evita que a água vá para os ouvidos e/ou para a garganta.

    Com duas semanas de aplicação já sinto o nariz desentupido. Claro que essa semana não tenho aplicado devido às tonturas (labirintite, talvez??), que, aliás, será que tem alguma relação com a água no ouvido?

    Cada dia uma descoberta…

    Saudadinhas. E eu amo vc.

  7. Primeira-dama:

    acho que o ideal é fazer onde há espaço, porque assim não há preocupações com sujeira — e sai muita porcaria do nariz, principalmente nos primeiros neti.

    O posicionamento da cabeça é item fundamental — é ele que determina o êxito do neti, talvez mais do que outros itens.

    A labirintite pode estar relacionada com a água nos ouvidos, bem lembrado. Na dúvida, faça o neti com menor freqüência e observe bem as reações do corpo, inclusive no que diz respeito à quantidade de água que eventualmente passa para o ouvido. Contudo, acredito que a limpeza proporcionada pelo neti, mesmo que a água chegue ao ouvido, seja capaz de resolver qualquer problema relacionado ao sistema ouvidos-nariz. Se sua tontura tem relação com o ouvido (o que é possível), acredito que o neti poderá ajudar.

    O que pode ter havido é que a limpeza proporcionada pelo neti desencadeou algum tipo de “purgação” da qual essa labirintite aguda é um sintoma. Assim, se o procedimento em si não causa desconforto e o resultado final tem sido sempre bom, prossiga com a prática.

    *
    Beijos, minha linda.
    Sempre bom ver você comentando aqui.
    Amo você.

  8. Seguindo a recomendacao da “A.”, comprei o jala neti na farmacia, mas nao me afoguei! Adorei! Realmente faz muita diferenca, especialmente pra mim que tenho sinusite. O truque e nao inclinar a cabeca pra tras..Christian, valeu mesmo a dica. Ja recomendei pra 2 pessoas! Bom final de semana pra vcs!

  9. Por nada, Marcela.

    Acredito que para quem tem sinusite os efeitos positivos devem ser ainda maiores.

    Quando quiser, retorne aqui para falar mais de sua experiência com o jala neti.

    Boa sorte, bom fim de semana e boa prática.

  10. hoje fiz meu terceiro lota. Incrivellmente está resolvendo problemas que há mais de 22 anos me incomoda e os otorrinos não chegaram nem perto de resolver ( excesso de muco com ( borne) com mau halito e lingua saburrosa, barulhos no ouvido. Funciona. É incrivel. as clinicas de halitose e os otorrinos estam perdendo tempo em não conhecer e receitar o lota para os pacientes.

  11. olá, eu tenho sinusite há uns 10 anos, e está ficando incapacitante, o médico me disse q só com cirurgia, mas ouvi falar do lota e fiquei animadíssima.. eu gostaria de perguntar se vc ainda usa o mesmo e como tem se sentido? abraço

  12. incapacitante que eu digo, é q se eu tomo friagem ou viajo pra algum lugar mais frio doke onde eu moro, é batata.. no mínimo 3 dias de cama e sob antibiótico.. =/

  13. Fernanda,

    difícil avaliar seu caso, pois não sou médico. Apesar disso, acredito que o lota possa realmente ajudar você. Talvez não resolve (depende de como é sua sinusite), mas certamente ajudará.

    Além das dicas que expus aqui e de tudo que você possa encontrar na Internet, recomendo que você leia este livrinho. Ele dá explicações mais extensas e detalhadas sobre o jala neti e sobre o uso do lota. Ele sugere pequenas modificações no procedimento habitual conforme o problema que se pretende melhorar. Acredito que esse livrinho será de grande ajuda para você começar a sua prática do jala neti.

    Há inclusive produtos específicos que podem ser misturados à água de modo que o jala neti seja mais benéfico.

    *

    Eu ainda uso o lota quase todos os dias. O efeito é sempre positivo. Ainda acontece às vezes da água chegar aos ouvidos (o que é incômodo) e eu ainda não dominei completamente a técnica, mas continuo praticando e fazendo pequenos ajustes.

    A prática regular do jala neti fica ainda melhor se associada aos pranayama (exercícios respiratórios do yoga). Mas para esses exercícios é melhor ter orientação direta de um professor de yoga e, aliás, jala neti e pranayam devem ser feitos separadamente — isto é, em períodos diferentes do dia.

    *

    Se puder, comente aqui novamente caso você experimente o lota.

    E obrigado por seu comentário.
    Boa sorte.

  14. meu nome e valmir tenho polipos nasal a 30 anos so melhora com dispropam cortisona nariz entupido total sera que o lota podera ajudar muito ou pouco ou nada por causa do entopimento total se voce ja tem resultados com problema igual ao meu entao quero esperimentar se der resultsdo serei seu novo reoresentante em bauru mas preciso confirmacao firme
    grato
    valmir
    espero resposta rapida

  15. Valmir,

    nunca tive problemas nasais além de congestões eventuais. Não sei lhe dizer com certeza se o jala neti pode lhe ajudar, mas acredito que sim, que será de grande ajuda. O entupimento total costuma dar mais trabalho para a realização do jala neti, mas é possível obter bons resultados em muitos problemas crônicos nasais.

    Recomendo que você leia atentamente sobre o jala neti e pesquise nos links indicados neste post. Se puder, adquira o livro que indiquei à Fernanda, que pode ser comprado pela internet. Talvez você tenha que encomendar o lota pela internet também.

    Talvez seja adequado passar alguns dias sem a medicação habitual; não me parece adequado combinar o jala neti com medicamentos de uso direto na fossa nasal. Mas recomendo também que você consulte um otorrinolaringologista e o informe sobre o jala neti, antes de partir para a prática regular.

    Caso lhe pareça difícil fazer o jala neti sem orientação direta, consulte um bom professor de yoga e ele poderá ajudá-lo em suas primeiras práticas.

    Obrigado pelo comentário e pelo interesse e boa sorte.

  16. Olá Christian,

    Descobri esse ano que tenho sinusite, e sempre que pego uma gripe ela ataca, em meio ao desespero do congestionamento nasal, uma sensação horrível de um catarro colado na garganta, descobri a limpeza com água salina, não tenho um lota, improvisei uma caneca, e para meu alivio, hoje estou no meu terceiro dia de jala improvisado, e posso dizer que estou me sentindo muito bem, não acredito na quantidade de sujeira(mucosa) que está saindo.
    Simplesmente AMEI a experiência, estou pesquisando sobre o assunto na internet, que foi por onde cheguei na sua pagina.
    Agora só falta comprar um lota.

  17. Este ano fui a um otorrino :_vc tem uma baita d’uma sinusite. disse ele
    ah, também desvio de septo.Me receitou um remédio(budecort(budesonida)).Tive uma baita d’uma alergia!A ioga amenizava a sinusite mas agora comecei a fazer jala net:
    Uso um regador de plástico da marca CIPLA com capacidade pra 1 litro.Coloco 800ml lavo as duas narinas,sem necessidade de encher novamente.É DEZ!:De plástico(não machuca e nem quebra).E o melhor é que custou R$5,80 numa loja que vende produtos de R$1,99!

    o importante é não ficarmos presos à produtos nem à rituais!
    Felicidades pra todos!

  18. Mano, tentei fazer essa parada de colocar agua no nariz, só me fodi.
    Comecei a engolir agua pra caraio, e por instante, pensei que ia pro saco.
    Véio, o bagulho é loko memo!
    MInha mina piro na hora que comecei a passar mau. Ela começou a se dezesperar e eu ficava cada vez mais nervoso. Foi embassado!
    Agora eu não fasso mais isso não…
    É melhor trocar uma ideia com algum médico, que vai ser melhor.
    Um salve pra todos!
    Valeu ae!
    Fuiiii

  19. Marcão,

    antes de tudo, obrigado por seu comentário. É bom que pessoas relatem também experiências mal sucedidas, pois elas realmente acontecem às vezes.

    O jala neti pode ser incômodo principalmente nas primeiras vezes que é executado. Para a maioria de nós é realmente bem estranho colocar água nas narinas e permitir que ela atravesse as fossas nasais. Iniciantes descrevem as primeiras experiências como “desagradável”, “parecia que estava me afogando” ou expressões similares.

    Mas o jala neti é um procedimento bastante seguro. É fundamental manter a tranqüilidade durante todo o processo, lembrando sempre que eventuais incômodos são passageiros. Como o jala neti usa apenas água morna com um pouco de sal comum diluído, não há nenhum risco sério que ele possa oferecer.

    É possível que o nervosismo tenha atrapalhado a execução dos passos do jala neti. Além disso, dominar a técnica do jala neti não é algo imediato. Não é raro que um pouco de água passe para a boca ou mesmo chegue aos ouvidos. O que se pode fazer é ajustar o ângulo da cabeça para que isso não aconteça e, claro, não engolir a água que chega à boca.

    Problemas também surgem quando as fossas nasais estão muito congestionadas, como quando estamos gripados ou com crises alérgicas. Não sei se foi este o seu caso, mas é bom lembrar que o jala neti não é um método de cura, mas um procedimento de higiene interna — o que, claro, ajuda na prevenção de doenças relacionadas a essa parte do corpo.

    O ideal é manter-se tranqüilo durante todo o processo, de outra forma esses pequenos problemas tomarão uma dimensão muito maior do que realmente têm.

    Se você ainda tiver interesse no jala neti, recomendo que procure um professor de yoga — ele poderá lhe oferecer orientação específica até que você consiga dominar a técnica e realizá-lo sozinho. Um médico confirmará que não há qualquer risco nesse procedimento; não se surpreenda se ele menosprezar a importância dessa técnica yogi, já que a medicina ocidental dispõe de vários medicamentos descongestionantes — mas nenhum deles é tão barato, natural, seguro e eficiente como o jala neti.

    Se tiver alguma dúvida sobre o jala neti, poste aqui novamente.

    Abraços e boa sorte.

  20. Olá, minha esposa comprou um Lota para ela usar. Eu achei muito interessante e comecei a usar também. A sensação foi muito agradável e confortável. Acontece que eu estava com uma gripe muito forte e no terceiro dia usando a Lota comecei a sentir uma dor de cabeça e desconforto, alé de dor na maçãs do rosto, quanto apertava. Depois dessa dor parei de fazer a Lota. Minha esposa, por coincidência, também estava com gripe e continuou a fazer. No final da semana ela também se queixava de um mal estar e dor nas maçãs do rosto. Há algum relato de reações ao Lota? Abraço e obrigado

  21. Nogueira,

    é possível que com a gripe uma parte da água do lota tenha ficado presa nas fossas nasais e causado o desconforto. Embora, como afirmei antes, o lota possa ser usado durante gripes e outras doenças respiratórias leves, é importante ter alguma prática com o jala neti nessas condições.

    Por exemplo, a congestão nasal realmente dificulta a passagem da água ao fazer o jala neti. Com isso, talvez seja necessário alterar a temperatura da água ou alterar a concentração de sal, ou mesmo adicionar outras substâncias.

    Caso encontre esse problema novamente ao realizar o jala neti, recomendo consultar um professor de yoga experiente ou um especialista em ayurveda.

    Se puder, retorne a este post e relate aqui como prosseguiu sua experiência com o lota.

    Obrigado e boa sorte.

  22. Olá!
    Estou tentando fazer essa limpeza, mas ao virar o lota em uma das narinas, a água n sai pelo outro lado…..o q posso estar fazendo de errado?
    obrigada!

  23. Olá, Pamella.
    acho que há duas possibilidades:
    — ângulo de posicionamento da cabeça (e, portanto, das narinas); neste caso, encaixe o lota numa das narinas e vá alterando cuidadosamente o posicionamento e o ângulo, até sentir que a água começou a fluir;
    — congestão: se você sofre de congestão crônica, é possível que haja dificuldades nas primeiras vezes em que fizer o jalaneti; neste caso não há muito o que fazer além de insistir um pouco ou esperar um dia em que a congestão esteja mais branda.

    Há ainda uma terceira opção que é a combinação desses dois fatores. Se você tem algum grau de congestão e se ao mesmo tempo o ângulo do lota for inadequado, é provável que a água não circule.

  24. Como o artigo foi escrito em 2008, eu gostaria de saber como você está hoje, se continuou o uso do lota e se realmente atingiu seus objetivos. Houve melhora de fato ou só alívio? Por favor descreva, pois vou tentar um tratamento com lota para ver se curo meu vicio em descongestionantes nasais. Obrigado

  25. Paulo,

    eu estou bem. Meu problema com congestão nasal sempre foi brando, embora freqüente. Usei o lota como rotina de minha higiene pessoal por alguns meses, com excelentes resultados. A congestão desapareceu, porém retornou quando excluí o jala neti de minha rotina.

    Pela minha experiência, o lota é um excelente complemento a uma rotina não apenas de higiene pessoal, mas de cuidados pessoais e de auto-estudo. No seu caso, pode ser uma boa alternativa ao uso de descongestionantes nasais. Apenas tenha o cuidado de usar o lota devidamente higienizado e água pura (de preferência mineral e pré-fervida).

  26. Olá!
    Sofro com dores fortes na testa, nas maçãs do rosto e agora no ouvido esquerdo. Venho amargando com essas dores há mais ou menos 7 anos. Geralmente começa com a garganta, vou ao médico e aí tenho que tomar antibióticos. Fui ao alergologista, fiz testes e minha alergia é mínima para muita coisa, mas terrivelmente grande para friagem. Não posso com ventilador, ar condicionado, comida gelada, brisas, ventos frios…simplesmente SOFRO MUITO E MINHA CONVIVÊNCIA SOCIAL TEM SIDO AFETADA. Usei hoje, pela primeira vez, o lota, pretendo continuar usando, mas não há muco, só dor. Gostaria que a Fernanda pudesse entrar em contato comigo, meu e-mail é hinezta@gmail.com. Obrigada. Inez

  27. Inez,

    se há um médico que acompanha seu caso, mantenha-o informado sobre o uso do lota e siga prioritariamente as orientações dele.

    Se sua experiência com o lota tem trazido resultados positivos, minha sugestão é que continue a usá-lo. O incômodo nas primeiras vezes é normal; geralmente a prática resolve isso. A dor pode ser uma reação normal também, depende do histórico de doenças agudas ou crônicas e também de como se prepara o jala neti. Por exemplo, a temperatura da água e a quantidade de sal são fatores decisivos para o conforto na prática. Esteja atenta a tudo isso.

  28. Olá, fiz o Lota pela primeira vez e adorei. Deu tudo certo… e é mesmo só uma questão de angulo da cabeça para poder fazer a água fluir. vou realizar todos os dias. Muitoooo obrigada! =)

  29. Olá. Um jeito legal é pegar aquela garrafinha de gatorade vazia, com o bico. Você encaixa num nariz, aperta e a mistura dai pelo outro lado. Tem q ficar com a cabeça pra frente e com um lado mais alto. Minha esposa fez e o negócio limpa mesmo. Entra por um nariz e sai pelo outro, parece uma torneira aberta. A garrafa substitui a tal da lota. Pra quem não quer gastar

  30. Uso o lota há três dias. No primeiro, senti um pouco de dor, mas ainda sim foi uma experiência agradável de limpeza. No segundo, reduzi a quantidade de sal e não senti dor alguma. Hoje eu fui nadar e praticamente não tive dor de cabeça nadando, quando cheguei em casa, usei o lota. Foi muito agradável.

    Estou usando ele para tratar das minhas enxaquecas decorrentes de problemas respiratórios (alergia e renite).

    Dá um alívio, estou respirando bem melhor.
    Realmente, o lota é um artigo de higiene pessoal fundamental para mim, tal como escovar os dentes e tomar banho.

    Estou em processo de aprender a respirar.
    Sinto que minha mente funciona melhor.

    A propósito, obrigada pelos koans.

  31. Eu creio que a diferença seja o sal de cozinha possuir antiaglutinante e iodo. O cloreto de sódio puro talvez seja melhor por não possuir essas substâncias (alguém pode confirmar?). Só que ele tá bem caro aqui, tipo 30g custa 25 reais. Absurdo!!

  32. Olá Christian,
    Quero apenas fazer uma pergunta: quais os procedimentos que você faz para a “secagem” das vias nasais? Acredito que isto é de extrema importância.
    Obrigado.

  33. Eu, pessoalmente, uso duas técnicas:
    1) uma respiração semelhante ao kapalabhati, que consiste na expiração intensa para ‘expulsar’ o líquido que eventualmente fica retido.
    2) uma postura corporal semelhante ao padahastasana, seguido desta postura. Ao elevar a cabeça logo após o padahastasana, a água acumulada tende a sair.

  34. A lavagem com soro fisiologico tbem traz esses brneficios.
    Fazer todos os dias e apos limpar a casa ou sair de aglomeracoes é otimo p prevenir sinusites e crises alergicas bem cm gripes

  35. Uso o lota a alguns anos, já quebrei uma dúzia deles. ADORO. Só que após o último me escorregar das mãos não consigo mais encontrar aqui em fortaleza. Alguém sabe onde posso encontrar?

  36. Tem um vídeo muito bom que explica muito bem como usar a lota e principalmente ensina como se proceder caso se esteja com um dos lados da narina entupida dificultado a circulqação da agua , neste caso basta fechar a narina que estiver entupida e aspirar com a outra um pouco da agua que geralmente esta pressão desentopo o duto entupido , neste processo e normal que alguma agua acaba na boca e convem não exager na aspiração.

  37. Olá. Na lavagem nasal não é recomendado o uso de sal de “mesa” (o comum, de cozinha), pois ele é super processado para a refinação e contem muito iodo – que pode machucar e irritar as paredes internas. O recomendado é o “sal marinho” ou o “sal rosa dos himalaias”, pois não sao processados e contem (qdo contem) pouco iodo. São encontrados em lojas/ de produtos naturais. Boa sorte.

  38. Sofro de sinusite e problemas no nariz desde que me conheço por gente. Fiz uma cirurgia para remoção de uma sinusite fúngica (fungos nos seios da face) em 2002. Melhorou um pouco, mas depois de alguns anos (2007) voltou. Desde a cirurgia o médico me recomendou a lavar o nariz com soro morno em uma seringa. Em 2012 tive uma crise brava de sinusite, usei e abusei de Corticoides, Budesonida, Aturgyl e similares. Lembrei do soro e pensei em lavar, mas as seringas agora são de uso único. Uma amiga me sugeriu o Lota e na internet já tinha visto em sites de zoeiras vídeos fazendo piadas do procedimento. Esse ano criei coragem e comprei um Lota e comecei a lavar o nariz (se o médico sempre incentivou a lavagem com soro, qual o mal em aumentar a quantidade?). O resultado foi maravilhoso, respiro bem e sem dor (sumiu até a infecção). Recomendo a todos, quero até um lota de louça grande agora (tenho um de plástico).

  39. Comprei o Lota a mais ou menos um mês e não tinha me animado em usá-lo, mas, a rinite começou forte esse ano e hj resolvi experimentar. Não li nada sobre como usá-lo e fui para o banho, enchi o lota com a água morna do chuveiro e fiz metade em cada narina. A sensação foi estranha mais tranquila. O melhor foi que depois que fiz não espirrei nenhuma vez e estou me sentindo mto bem, da próxima vez que fizer seguirei as indicações descritas aqui. Valeu pela partilha. Recomendo o uso, por ser barato, sem contra indicações e mto eficiente.

  40. Li quase 100%dos comentários…me diverti com o do rapaz q passou mal…rsrs
    Fiquei surpresa com a colocação sobre o sal de cozinha….
    O sal rosa é caro pra dedel….
    Tentarei achar um q n tenha iodo….aqui a pergunta…a flor de sal servirá bem- né tão barata mas um pouco menos q o do himalaia

    Abs

  41. Cara sofro da renite, é uma porcaria esta doença e incurável. Comprei o lota e fiz quatro vezes tds as vezes que fiz na msm hora a respiração fica ótima ao passar o tempo a dor aumenta fica mais forte e insuportável do que o de costume, pensei que fosse por que era o primeiro dia. Tentei a segunda, a terceira a quarta e doeu de mais durante e após, chego a engolir agua de tanto que passa pela garganta, hoje entrou água no ouvido e ta doendo. Ontem após uma hora mais ou menos depois de ter feito eu encostei a cabeça um certo momento na mesa e escorreu muita agua de uma narina, do nada, chegou a molhar muito minha roupa… To muito preocupada… Queria muito acabar com este sofrimento, mas parece que não vou conseguir ou não estou conseguindo fazer direito…

  42. Em geral, após a conclusão do processo de limpeza nasal, é possível que um pouco de água fique retida nas cavidades nasais. O que pode ajudar — a solução que melhor funcionou para mim — é este movimento baseado em duas posturas do yoga: http://1.bp.blogspot.com/_PNsnnUJZaqk/S30PNWkk_6I/AAAAAAAAAZI/riAFl1IMsKI/s320/pad.jpg
    Inicialmente você abaixa completamente o torso e a cabeça, permanecendo alguns segundos nesta posição, e depois sobe a cabeça, tentando olhar à frente.

    Uma outra possibilidade é adotar uma rotina de exercícios respiratórios (através do yoga e da natação) para melhorar sua condição respiratória geral para depois adotar o jala neti como hábito.

  43. Cristian,
    Tenho rinite e sinusite a anos… tomo de tudo e sempre volta… Segundo o otorrino eu tenho que fazer uma cirurgia devido a uma hipertrofia dos cornetos…
    Mas antes de ir para a faça eu resolvi tentar a lota!!!
    Adorei… estranho no início, mas nada doloroso, nada com relação a afogamento…
    Mas aconteceu algo engraçado… Durante o processo saiu lágrimas dos meu olhos… Como se tivesse vazando água de lá tb.. eh possível? E meu ouvido direito ficou entupido também… nada agradável… mas sobreviverei…
    Bom, hoje foi meu primeiro dia… Já deu uma aliviada!!! Vamos ver nos próximos. ..
    Abraços!

  44. Minha neta de 6 anos tem problema de renite e vez por outra estava no antibiótico. Uso o lota há anos e comprei uma pequena para ela. Descobri que o que muda é só a capacidade. Fiquei em dúvida se criança poderia praticar, procurei na internet
    e não encontrei nada sobre isso. Enfim, resolvi tentar, ela está usando sem nenhum problema. as crises de renite alérgica praticamente sumiram.

  45. Boa tarde! Adorei seu artigo, estou muito interessada em me livrar da sinusite que tanto me incomoda, mas não acho essa Lota e também não quero comprar pela internet. Onde você a comprou?

  46. Boa tarde, sofro de sinusite há anos com pólipo nasal, comecei a fazer a higiene das narinas com lota, e o resultado foi impressionante, estou respirando melhor, e a cada limpeza que faço, sai muito catarro amarelo, aqueço água mineral e coloco no lota, uma colher de sal grosso, com três gotas de extrato de própolis sem álcool, não tenho dúvidas que vou melhorar com o uso diário do lota.

  47. Eu tenho sinusite por conta de ar condicionado e local fechado…bom meu ouvido esquerdo pulsa um pouco quando a narina fica entupida, não sei se acontece com outras pessoas. Tenho sindrome do panico e tive variação de pressão e achei que fosse isso o caso de pulsação mais minha pressão normalizou depois pra 11/7 e dias de crise de sinusite sinto pulsar o coração quando deito. Hoje fiz o teste do Lota…a cabeça doeu até a nuca. Como se tivesse bebido agua gelada. Mais o processo me fez feliz demais! saiu direitinho, não engoli agua nenhuma nem aspirei. fiz 3 vezes hoje…é claro não 500 ml mais apenas um pouco mesmo e a ultima vez o ouvido direito doeu muito e parei! Mas vou tentar todo dia até mesmo por conta de ar condicionado! QUero ver como vou me sentir em 1 mês.

  48. Eu tenho uma pergunta.. Fiz a primeira vez hj a lavagem, mas foi incômodo, como quando entra água pelo nariz na piscina e da aquela dor de cabeça.. Isso é normal ?

  49. Lôta, maravilhoso, processo natural, antes vivia nos antibióticos e antiflamatorios, conversando com amigo, comentou da lavagem das narinas com soro fisiológico, o que ajudou um pouco. Após roda de conversa, um amigo falou sobre o Lôta muito usado na Indústria, Inglaterra, processo totalmente natural com uso de água filtrada ou mineral levemente aquecida com uma colherzinha de sal de cozinha. O sal é um antibactericida e a água filtrada sem cloro não agride em nada. Resultado dos Deuses, fim de medicamentos, economia financeira e não mais aos descongestionantes nasais. Apos aplicação, pode baixar a cabeça próximo ao joelho que se tiver algum resto de água saira. Alívio total, como nesse mercado capitalista predomina os interesses da indústria farmacêutica em lucratividade a tendência é evitarem processos que fazem bem para saúde e com grande economia. É ver pra crer.

  50. Excelente o uso do Lôta, com água filtrada ou mineral e uma colher de café de sal de cozinha. A água filtrada e mais leve que a água de torneira o sal um agente bactericida, aquecer a água ( morna ). Chega de medicamentos, despesas financeiras, e muita saúde. Esse aparelho (Lôta ) fiquei conhecendo numa conversa com colegas que estiveram na Índia e Inglaterra, onde seu uso é bem conhecido. A indústria farmacêutica não tem interesse que informações como essa seja divulgada. Faço uso do Lôta, me trouxe muito conforto e economia.

  51. Olá. Excelente blog, parabéns.
    Tenho muitas dúvidas sobre o uso do lota, sobretudo, para que ele é indicado. Andei lendo e vendo muitos vídeo e estou criando coragem, mais gostaria de saber se serve para combater problema de Ronco.
    Obrigado!

  52. Olá, boa noite! Como a maioria das pessoas aqui, sofro de rinite alérgia e sinusite gerada por qualquer tipo de friagem que eu tomo (dormir sem camisa até mesmo numa noite de 40 graus é fatal). Realizei o procedimento com o lota hoje pela primeira vez e já executei dias vezes, sendo uma agora antes de dormir. Não senti dor nenhuma, tudo normal, mas estou com a impressão de que foi um pouco de água para o ouvido… o que fazer nessa situação? Muito obrigado!

  53. Comecei a usar o Lota semana passada e fiz todos os dias desde então… ontem, após o trabalho, cheguei em casa com o nariz bem entupido e fui assoar… foi inacreditável o que saiu de mim. Era um monte de catarro que não parava mais de sair da cor de molho de barbecue. Hoje eu estou extremamente entupida, assoo o nariz e não sai nada, acredito que ainda tenha bastante daquele catarro preso e vou fazer o lota hoje para ver se sai mais. Me ajudou bastante a respirar melhor e pelo jeito me limpou por dentro.

  54. Comprei um lota, mas infelizmente não consegui até agora fazer o procedimento. A água simplesmente não sai pela outra narina, não sei o que estou fazendo de errado… acho que não serviu pra mim

  55. Fiz o procedimento utilizando água fervida, depois morna, com 1 colher de chá de sal e meia de bicarbonato de sódio para 500 ml, conforme orientado em outro artigo que li, e já de imediato senti uma melhora considerável na respiração, pois vivia com alguma das narinas semi obstruída, além da eliminação de um odor estranho que sempre senti dentro do nariz, porém, dois dias depois, mais ou menos, passei a sentir dores de cabeça na região dos olhos e na testa, acima do nariz, que persistiu por vários dias. Nesse período, certa manhã, ao escovar os dentes e forçar para cuspir, notei a presença de secreção amarelada (creio ser catarro) com sangue pisado. Concluí que deveria ser algo eliminado dos seios paranasais, possivelmente das regiões da face onde passei a sentir dores. O que ocorre é que essas dores persistem até hoje, cerca de 10 dias após fazer essa limpeza. Será o caso de ter que procurar um médico? Volto a fazer a limpeza? Só pra constar, antes de realizar esse procedimento, eu estava atacado de renite aguda, que me acomete, mais ou menos, uma vez por ano, chegando inclusive a provocar a perda temporária do olfato e paladar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s