Palavras são armadilhas

dragon zen

As coisas são mais simples do que parecem ser.

Releia.

As coisas são mais simples do que parecem ser.

A frase é propositalmente ambígua. “As coisas” pode significar pessoas, emoções, idéias, objetos; pode até significar tudo isso ao mesmo tempo. “Simples” pode referir-se àquela mesma simplicidade do copo d’água quando se tem sede ou pode referir-se à simplicidade de um minueto, que só é simples comparado com o que veio depois, na biografia de um grande compositor. “Parecem” pode referir-se à aparência propriamente dita — texturas, cores, peso etc. — ou ao seu reflexo na retina e na mente, já que ver é interpretar e, portanto, você jamais saberá a diferença entre uma coisa e a outra, a despeito da simplicidade do objeto.

Dito de outra forma, palavras são armadilhas e é tarefa do leitor não tomá-las a sério a ponto de obrigar o escritor a desdobrar-se em explicações sobre elas. Se explicações forem necessárias, toda a graça se perde. Explicar uma idéia é sempre pior do que explicar uma piada. Explicada a piada, perde-se apenas a risada. Explicada a idéia, ela própria se perde porque a explicação toma definitivamente seu lugar.

E assim as coisas deixam de ser simples. E assim você já não sabe mais se eu estava falando de simplicidade ou da arte de manipular palavras.

.
link da imagem

Anúncios

Um comentário sobre “Palavras são armadilhas

  1. Christian, existem textos que pretendo mesmo começar a ler e reler – é uma boa dica que você dá aqui – evitando assim saltar para conclusões erradas. Tenho notado que é a forma de escrever de alguns que me confunde, por isso tenho valorizado cada vez mais o rigor na escrita. As palavras são mesmo armadilhas: se você ler alguns textos do Guénon vai se dar conta disso mais do que nunca.

    Abraços,

    Eliane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s