Natal

nativity von rohden
Clica para ampliar

Como não pensar que, mesmo do fundo desta humanidade satisfeita e desesperada, levanta-se um clamor aflitivo de ajuda? É Natal: hoje entra no mundo «a luz verdadeira, que todo o homem ilumina» (Jo 1,9). «O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós» (Ib. 1,14), proclama João evangelista. Hoje, precisamente hoje, Cristo vem novamente «entre os Seus» e a quem o recebe dá «o poder de se tornar filho de Deus»; ou seja, oferece a possibilidade de ver a glória divina e de compartilhar a alegria do Amor, que em Belém fez-se carne por nós. Hoje mesmo, “o nosso Salvador nasceu no mundo”, porque sabe que precisamos d’Ele. Não obstante as numerosas formas de progresso, o ser humano permaneceu igual ao de sempre: uma liberdade dividida entre bem e mal, entre vida e morte. É precisamente ali, no seu íntimo, naquilo que a Bíblia chama de “coração”, donde ele tem sempre necessidade de ser “salvo”. E, talvez, na época atual pós-moderna, tem ainda mais necessidade de um Salvador, porque a sociedade em que vive tornou-se ainda mais complexa, e mais enganosas tornaram-se as ameaças para a sua integridade pessoal e moral. Quem pode defendê-lo senão Aquele que o ama, a ponto de sacrificar na cruz o seu Filho unigênito como Salvador do mundo?

Trecho da mensagem do Papa Bento XVI para o Natal de 2006. O texto integral pode ser lido aqui.

*
A todos vocês, desejo um feliz Natal e que Deus abençoe a todos.

2 comentários sobre “Natal

  1. Meu caro Christian,
    Considero a possibilidade de você não mais se recordar de mim. Vou me (re)apresentar da forma como julgo que você mais facilmente se lembrará: sou aquele sujeito do interior de Minas que no distante ano de 2001 entabulou com você umas conversações idealistas sobre Thoreau, pensamento ambiental e coisas tais. Descobri novamente sua página, meio sem querer. E novamente fiquei feliz ao ver que lá estão textos sobre Thoreau e mais uma porção de outros, todos com a sua inteligência, seu bom senso, seu idealismo em prol de boas causas. A única novidade que tenho a acrescentar daquele período até aqui é que eu deixei de ser analfabeto em informática e web. Agora estou, por assim dizer, nas primeiras sérias da educação infantil em termos de tecnologias de informação. E, com esse pouco tempo de escola, já cometi a loucura de criar um blog (não saberia criar uma página) no qual intentei postar as coisinhas que não coubessem no meu jornal e nos meus programas de rádio. Ele é pouco menos do que uma brincadeira, mas me surpreendeu pelo fato de ter alguns leitores fiéis. Chegaram ao cúmulo de citá-lo numa reportagem impressa num dos diários de grande circulação de Minas como um interessante diário virtual. Bobagens. Mas não digo isso por vaidade, que não tenho, e sim como preâmbulo para dizer que sua página pessoal está adicionada aos meus blogs prediletos, assim como eu tinha sua antiga página em 2001. Ao postar este comentário, peço licença para dizer que me sinto como se reencontrasse um velho (no bom sentido) amigo. Pelo que li, está por aí, ao seu lado, a Srta. Tamara. Tomo a liberdade de dirigir a ela também um grande abraço e de dizer-lhe, por este comentário, que ela fez uma excelente escolha. Seu caráter e suas boas intenções sempre ficaram nítidos em seus textos. Receba, nesta antevéspera de natal, um sincero e fraterno abraço, extensivo à noiva e a seus familiares. Para todos estimo muitas felicidades, agora e sempre.
    Como diria Guimarães Rosa,
    Somos que vamos.

  2. Muito obrigado pelo link, pelo comentário e pela gentileza de suas palavras, Márcio. É com alegria que recebo sua mensagem — e o endereço de seu blog, com ótimos textos.

    Receba em dobro meus votos de feliz Natal e de ótimo Ano Novo.

    Grande abraço a você e a todos dessa terra abençoada.

Deixe um comentário

