Tá tudo dominado

obama yoga
Obamasana — ou a postura do herói.

Makoto é um dos princípios basilares do aikido. Makoto significa sinceridade ou honestidade, mas também pode ser entendido como verdade ou coerência entre palavra e ação. No yoga, o princípio que mais se aproxima de makoto é satya — verdade.

Nos dois casos, seja o praticante um aikidoka ou um yogue, o compromisso com a verdade é um pressuposto ao trilhar um caminho espiritual como uma arte hindu ou uma arte marcial japonesa.

Praticantes do aikido e do yoga têm — talvez mais do que outras pessoas — um compromisso com a verdade que deve ultrapassar suas vidas, suas disposições e pretensões. Há nessas artes a obrigação de desenvolver a capacidade de ver através da névoa espessa da mentira e da falsidade, ainda que essa visão implique a destruição de ilusões que sustentavam a vida do praticante; daí que makoto e satya podem causar frustração e desencanto. Em alguns casos, makoto ou satya podem fazer o praticante abandonar sua arte, caso ele seja incapaz de encarar a verdade que lhe é revelada.

Qual não foi minha surpresa quando vi que nessas duas artes há pessoas capazes e gabaritadas e ao mesmo tempo crédulas, desligadas da mais mínima consciência sobre makoto ou satya?

O boletim de yoga que recebo quase todos os dias começou hoje falando da posse do novo presidente:

Obama and Yoga — Regardless of what politics you may practice, today is a day of change and renewal. (…) Before he began his presidential campaign, he was asked why he wanted to become president. Obama answered that he wanted to be of service.

Como não encontro um link para o texto deste boletim, talvez o leitor queira ver outras referências a Obama no site da revista Yoga Journal. Não são poucas.

Dias atrás descobri um vídeo no YouTube intitulado Aikidoists for Obama, que mostrava um treino especial para levantar fundos para a campanha do democrata.

Eu entendo o que uma eleição presidencial pode significar para um país e mesmo quem deveria não se envolver com política de forma alguma acaba se envolvendo com ela até o pescoço. Mas é especialmente surpreendente e assustador quando esse envolvimento contraria princípios que sustentam as artes que essas pessoas praticam, o que significa que, ao menos em potência, essas pessoas estão dispostas a sacrificar essas artes em nome de… nada, em nome de uma imagem, em nome de algo meticulosamente construído para assumir o poder de um país e tornar-se símbolo de esperança e mudança, a despeito da abundância de evidências em contrário.

Eu não espero que essas pessoas leiam isto ou que conheçam as fontes citadas neste texto, mas o mínimo que espero delas — por uma questão simples de fidelidade àquilo que praticam e por autoproteção — é makoto e satya, um compromisso irrestrito com a verdade, mesmo que ela mostre, no fim, que mudança e esperança não constróem nações.

.
link da imagem

Anúncios

3 comentários sobre “Tá tudo dominado

  1. Christian, tem certas coincidências impressionantes, postei no meu blog de forma sarcástica a perda de percepção das pessoas no que tange a realidade dos fatos e a procura do que realmente importa na vida, em conversa contigo sempre comentamos o que é mais importante a um Sensei, Mestre ou uma pessoa que em um certo momento tenha condições de deixar uma impressão no caminho de alguem, todos podemos ter opiniões diversas e isso é saudável dentro da atmosfera da procura do crescimento e não do ego se debatendo pelo vazio troféu de “eu venci”, a parcimônia e o discernimento são um casal que gosto muito de visitar, eles sempre oferecem uma ceia ao visita-los, não só para mim mas a todos que a visitam, pergunto porque? sou informado que começamos a conhecer as pessoas depois de comer um kilo de sal com elas, ou seja um dia uma pitada.
    finalizando, não confundir com as aparências ou ser tragado pelo imediatismo é uma prerrogativa básica e essencial a qualquer praticante que busca a honestidade de atos e palavras e a sinceridade consigo e com os outros, o pior caminho é do indicador perdido, daquele que não sabe, nos faz sermos responsáveis pelos nossos pensamentos, daqueles que admiramos e nos confirma o caminho errado pela confiança a ele depositada nos sobra o abismo.
    se não tem certeza cale a boca, isso é honestidade e não ficar pulando de alegria para o primeiro BBB que mudará sua vida, uma nova posição na Yoga para os republicanos um novo ukemi para os democratas, santo graal nos ajude.
    para os praticantes de contorcionismos e arte marcias ululantes diversas um alerta, nem sempre a melhor técnica vem com o melhor caráter, na duvida siga o contorcionista de circo ou use a melhor tecnologia de destruição tenha filhos e deixe de educa-los.

  2. tenho me mantido à margem, observando de longe a euforia em torno de obama. nunca fui fã do bush filho, e provavelmente nunca me alinharia com os republicanos, e mantenho um saudável ceticismo em relação aos democratas. a realidade ianque nos é exótica demais, apesar das doses cavalares de sitcoms e hollywood em nossas casas. entretanto, uma coisa é fácil de perceber: a euforia, como eu disse no começo do comentário. a euforia sempre nos faz idiotas, nos tira do caminho do meio. o mundo parece ter sido tomado por uma onda de euforia, que deixa todos chapados, anestesiados em um estado que muitos confundem com iluminação. ainda que possa haver efeito colateral positivo, é triste observar como qualquer pessoa pode ser levada por toda esta bobajada.

  3. A propósito deste post, isto é estarrecedor.

    Tão estarrecedor quanto a matéria é a expressão “direitos reprodutivos”, que aparece no texto. Infanticídio mudou de nome…

    E ainda me criticam quando digo que Obama é o Anticristo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s