Notas sobre o Aikido


— O Aikido é firme, de modo que o oponente não pense em escapar de seu movimento e de sua técnica. O Aikido também é leve, para que o oponente não reaja e não recorra à raiva ou ao medo. A maioria dos problemas que os praticantes enfrentam na prática desta arte marcial deve-se à aparente contradição entre firmeza e leveza.

— Aikido é amor, mas primeiro você precisa sobreviver àqueles que tentarão demonstrar que o Aikido e todo o resto não são amor. Por isso é importante tornar-se forte, saber lutar (e não lutar), estar atento — mas, obviamente, o Aikido é apenas um caminho entre tantos outros possíveis.

“Aiki is love. It is the path that brings our hearts into oneness with the spirit of the universe to complete our mission in life by instilling in us a love and reverence for all of nature. Aiki overcomes self. It not only takes hostility from our hearts but in making those who appear as enemies, enemies no more, it leads to absolute perfection of self. This martial art, therefore, is the supreme way and call to unite our body and spirit under the laws of the universe” (link). A paz surge quando os inimigos desaparecem.

O melhor vídeo de Aikido dos últimos tempos.

— O que há no início de um caminho espiritual? O conhecimento do caminho. Você entra em contato com ele, o experimenta e por ver seu valor decide permanecer nele. Sua dedicação é proporcional ao bem que ele traz a você e você nota que o esforço necessário para manter-se nele é menor do que os benefícios conquistados. Tudo muito simples e claro. Disto decorre a seguinte idéia: quem realmente se preocupa com o mundo, com a sociedade, com os fracos e oprimidos, deve preocupar-se antes em oferecer as melhores parcelas de si — isto é, aquilo que você conhece e vivencia. Com opções à mão, as pessoas naturalmente tomarão as melhores direções, isto é, aquelas direções que efetivamente lhes servem e que lhes tornarão melhores. O crime e o vício predominam onde o Bem não se manifesta. O Bem não se manifesta por fraqueza e indiferença dos bons.

— O exercício interior deve pautar a ação exterior. A maldade suprema consiste em ordenar uma ação que você desconhece ou que não se dispõe a conhecer. A maioria das ideologias peca neste ponto: invertem a ordem das coisas — colocam as ações acima do Bem e as idéias acima das ações.

.
link da imagem

Anúncios

2 comentários sobre “Notas sobre o Aikido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s