Tá esperando o quê…

carro lixo

…para mudar de navegador?

opera iconO Opera, o melhor navegador da atualidade chegou à versão 10. Desta vez vou economizar palavras: faça o download, instale o Opera 10 e tire suas próprias conclusões. Não se surpreenda se ele se mostrar muito mais rápido, estável e seguro do que o seu navegador atual.

3 comentários sobre “Tá esperando o quê…

  1. Há um bom tempo eu uso o Firefox e estou satisfeito. Não sei o que tinha na cabeça quando usava o Explorer e o Google Chrome não me pareceu grande coisa. Estou aberto a navegadores melhores, mas antes gostaria de saber por que você acha o Opera superior. Você falou em rapidez e estabilidade, o Firefox me parece justamente ter essas qualidades. Além isso, o meu medo com navegadores muuiiiito alternativos é não se adaptarem bem ao design e configurações dos diversos sites.

  2. Igor,

    acho que a principal vantagem do Opera em relação ao Firefox é a praticidade: ele faz mais coisas que o Firefox, mas sem precisar de plugins, add-ons ou coisas do gênero.

    Por exemplo, o Opera possui um cliente de email — excelente, por sinal. Se você usa Firefox e não quer usar webmail, precisa instalar um add-on (que já testei e percebi que é fraco) ou algum programa (Thunderbird ou Outlook Express) à parte.

    Outros recursos — como leitor de feeds, sincronização de marcadores e de outros elementos de personalização da navegação, — são quase todos obtidos automaticamente e sem a necessidade de instalar nada no navegador ou de modificá-lo.

    E recentemente os desenvolvedores do Opera lançaram o Unite, que é um serviço agregado ao navegador que transforma o PC num servidor de conteúdo — compartilhamento de arquivos sem necessidade de um servidor centralizado, entre outras coisas que eu não tive tempo de testar.

    De fato, em outras versões o Opera já teve problemas com compatibilidade com alguns sites. Felizmente esse período já passou e desde os primeiros betas da versão 10 os problemas desse tipo são raros. Se levarmos em conta que até o Chrome já teve problemas de compatibilidade com o Orkut (como você deve saber, os dois são produtos do mesmo desenvolvedor), para citar um exemplo extremo, temos uma noção de que o problema é também (e, em minha opinião, principalmente) de quem faz os sites.

Deixe um comentário

