Das letras

letras

Às vezes eu me canso de mim mesmo e digo — murmurando, condescendentemente — que existem coisas muito mais importantes do que defender valores. Oh, sim, são eles que sustentam o mundo, que o impedem de se tornar uma festa que terminará em mortes e vômito, blablabla.

Mas perceba que isso não pode ser dito simplesmente — ou não pode ser apenas dito. Quem recebe uma mensagem desse tipo só a entenderá se puder vislumbrar uma festa cheia de mortes e vômito e a desgraça que isso representa.

Entre os vários significados de “vislumbrar” está “perceber” ou “compreender”, que é o que acontece quando uma imagem nítida forma-se na sua mente. Morte e vômito não são coisas boas — literal ou metaforicamente. E festa não é exatamente o destino mais digno que se pode imaginar para o mundo.

***

A escrita tem um limite para além do qual escrever torna-se tarefa digna de pena. Piada recorrente:

— Eu sou escritor.
— Sei. Legal. Mas, mudando de assunto, com quê você trabalha?

Se o escritor usa a literatura para defender os valores em que ele acredita sem antes examinar se estes valores correspondem à grita geral, então sua ruína será certa e a glória — se vier –, sempre póstuma. Mesmo que exista essa correspondência, a ausência de exame impedirá o escritor de dar à sua defesa aquela couraça popular que a torna aceitável.

(Quando falo de popular eu me refiro, respectivamente, às idéias que estão em voga e que são aceitas porque são correntes e normalmente aceitas e também me refiro às idéias que são habitualmente desejadas e para as quais existe uma permeabilidade natural e às vezes inconsciente, mesmo que não sejam comuns)

***

O sucesso na literatura é algo admirável. Escrever é a arte de manipular o leitor e impedi-lo de saber-se manipulado.

.
link da imagem

2 comentários sobre “Das letras

Deixe um comentário

