Aquecimento global strikes back

polar bear
Tranqüilo, em sua praia particular

A farsa do aquecimento global foi revelada, mas a mídia não deu o braço a torcer.

A revelação de fraudes em pesquisas sobre o aquecimento global não parece ser motivo para abandonar a causa, mas, antes, reafirmá-la com ainda mais veemência, principalmente às vésperas do encontro em Copenhagen que decidirá os rumos das questões ambientais.

A atitude da mídia internacional não impressiona, porque é através do alarmismo apocalíptico que se cria o ambiente propício à servidão voluntária. Professoras do ensino fundamental, estudantes universitários e outros neófitos ambientalistas (a maioria convertida através do filme de Al Gore e da exposição repetida ad nauseam às reportagens da TV Globo) formam uma legião de idiotas úteis prontos a repetir os argumentos favoráveis à idéia de que o planeta se aquece porque lançamos dióxido de carbono demais na atmosfera.

Eu não pretendo defender que os gases-estufa são bons e que sua emissão merece nosso apoio tanto quanto o mico leão dourado ou a Portuguesa Santista. Quem quer que tenha passado 30 segundos tentando respirar num ambiente tomado pela fumaça sabe que isso pode ser algo bem ruim, por diversos motivos. Este seria um bom argumento para defender a redução da emissão dos gases estufa. Conheço quem se queixe do cigarro pelos mesmos motivos, e noto que se trata de uma queixa sensata: a maioria dos cigarros tem cheiro ruim e a fumaça realmente incomoda.

Algo bem diferente é basear as reclamações em argumentos que o indivíduo não domina ou simplesmente ignora.

Uma foto de um urso polar solitário num minúsculo fragmento de um iceberg é usada para alertar às pessoas sobre os riscos do aquecimento global. Está subentendido que o espectador deve fazer algo sobre isso — como se ir ao Ártigo para salvar o urso, andar a pé e defender a redução da emissão de gases-estufa fossem a mesma coisa. O que eles querem é que você faça a terceira coisa — para as duas primeiras eles não dão a menor atenção, porque sabem que ursos polares sabem nadar e sabem que uma pessoa que não tem carro não tem o poder aquisitivo necessário para patrocinar a causa deles.

O fato é que a maioria das pessoas que defende a redução da emissão de poluentes simplesmente não sabe do que está falando, não sabe exatamente o que é aquecimento global, não sabe quais são as causas e quais formas de alterar esse processo. Apenas sabem que tudo que está na TV e nos jornais é verdadeiro e que, se Al Gore ganhou um nobel e seu “documentário” fez sucesso, só o que ele diz só pode ser verdade. Essas reproduzem mensagens tocantes ou impressionantes — a maioria inspirada no filme de Al Gore –, transmitem alertas cujos autores não são identificados, interpretam eventos curiosos, trágicos ou banais como conseqüência do aquecimento global — como se não houvesse alterações climáticas e desastres relacionados a isso antes que se falasse de aquecimento global. Trabalham, pouco ou muito, por uma causa que elas desconhecem. O que elas vêem parece ser verdadeiro e, afinal, defender a natureza é algo bom. Logo, tudo que se fala sobre aquecimento global é verdadeiro. Se não for, tudo bem, pelo menos defendemos a natureza.

O problema, sério, é que a maioria dessas coisas não corresponde à realidade. Primeiro, há indícios de que o planeta está esfriando, em vez de se aquecer. Segundo, não há nada que comprove que o aquecimento observado recentemente tenha sido causado pela ação humana. Terceiro, o clima é tema que nem os próprios meteorologistas dominam completamente; diante da dificuldade que alguns têm de dizer se vai dar praia no próximo feriado, é surpreendente que tantas pessoas confiem neles no que diz respeito ao clima de toda a Terra daqui 50 anos.

Assim, a melhor coisa a se fazer em relação ao aquecimento global é absolutamente nada. Nada mesmo: não repasse e-mails sobre o assunto, não dê ouvidos ao que a TV Globo diz, não se deixe levar por imagens de ursos polares e lembre-se de que todas essas coisas pretendem vender uma idéia e que, mesmo que você não pague nada por ela agora, pagará no futuro cedendo direitos, pagando taxas e se submetendo a um governo que determinará o que você pode ou não pode fazer.

Esteja atento ao fato de que a reunião em Copenhagen não é sobre aquecimento global, mas sobre meios de controlar a população.

***

Leia também:
Aquecimento global: uma farsa?
Is the earth getting warmer, or cooler?

.

link da imagem

Anúncios

10 comentários sobre “Aquecimento global strikes back

  1. sério? então não devo repassar o manifesto contra o efeito-estufa assinado por luis fernando veríssimo, arnaldo jabor e william shakespeare? christian rocha, seu estraga-prazeres!

  2. Christian,
    O Olavo de Carvalho já nos alertou para tanto. Só que ele é tido como maluco, né …?
    Concordo plenamente: Copenhagen é sobre controle da população.
    Ah, sim: já gostei do veríssimo. Atualmente, acho-o um arrogante imbecil.
    (opinião minha, claro!)

  3. Maria,

    No que diz a este tema específico, Olavo só é maluco entre aqueles que batem palma para os aquecimentistas da Cop 15. O melhor mesmo é, mesmo que nos tornemos uma minoria, ficar com o mestre.

    Veríssimo é bom na medida em que se limita às suas crônicas bem-humoradas. Quando saca a pena para falar de política, ideologia e quetais, é bem ruim.

  4. Vc tem muito bla bla bla e pouco conteudo e informacao relevante.
    Neste quisito, vc parece a globo que certamente nao ta nem ai para a construcao de um mundo onde haja mais consciencia das coisas.

  5. Ok, ja ouvi dizer tbm q o mundo está esfriando, mas isso são loucos dizendo… pára e analise se ha 10 anos atras se fazia 42 graus no rio de janeiro, como aconteceu esta semana…. é ridiculo teu comentario, todos nós estamos sentindo literalmente na pele e os nossos dias estão cada vez mais quente, ñ tem como negar… então vc quer dizer q o mundo todo está errado e vc está certo, é isso? e foi mais do q ridiculo teu comentario de q o urso sabe nada, isso todos nós sabemos, ja q tua inteligencia ñ te ajudou a interpretar a foto, vou te ajudar, ta, ele sabe nadar mas vai chegar uma hora q ele precisa de um lugar pra parar e vai ser onde se as geleiras estão derretendo? e outra, então esplique o pq as geleiras estão derretendo se o calor ñ aumentou????
    faz o seguinte, pára de ficar falando asneiras ta? vai se informar melhor das coisas…..

  6. olha só seu sem noção, ridiculo vc dizer q o mundo está esfriando.. da uma analisada se ha 10 anos atras faziam 42 graus no rio de janeiro como fez esta semana.. então se ñ está esquentando pq as geleiras estão derretendo?? vai falar tbm q ñ foi ação humana? foi por quem então? ovinis?????
    concordo q ñ da pra confiar completamente em meteorologia, mas se eles q estudam isso erram imagine a gnt q ñ sabe nda sobre isso????
    e o comentario de q o urso sabe nadar foi mais do q ridiculo, todos sobemos q ele sabe nadar mas tbm sabemos q tem uma hora q ele precisa parar em algum lugar pra descansar e onde vai ser se as geleiras estão derrentendo?
    nda é por ação humana né? vai falar tbm q o desmatamento tbm ñ tem nda haver com homens..
    faz o seguinte, vai se informar melhor das coisas q vc fala ta? e ñ fique falando asneiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s