O petismo (versão sem cortes)

petista dançando

Um dos problemas mais sérios da política brasileira se chama militância. O PT sempre a teve. Seus opositores mal sabem o que é isso. «Militância petista» é pleonasmo.

Não me refiro apenas à capacidade de reunir pessoas e colocá-las nas ruas em protesto, mas também de organizá-las em diversos campos de modo a construir um ambiente favorável a certos grupos e ideologias e totalmente desfavorável a tudo e a todos que tentarem se lhes opor.

Independentemente de qual seja o ambiente, é natural que a militância siga aquilo que é determinado pela cúpula do partido ou do grupo. «Seguir» não significa apenas atender as determinações estratégicas que vêm de cima, mas também — e sobretudo — acreditar na santidade dos líderes, na pureza de seus valores e na maldade de seus opositores. Para o militante, seguir as determinações do partido significa também que os fins justificam os meios e que, portanto, não há nada mais importante do que implantar o projeto que foi proposto. O que são princípios e valores diante da necessidade de implantar «um país de todos»? A pergunta é retórica, claro, mas algumas respostas têm sido dadas na Internet. O conteúdo abaixo não é recomendado para pessoas de estômago fraco.

*

Os trechos a seguir foram colhidos em uma troca de mensagens ocorrida no Facebook, postadas aqui da forma como as recebi de uma amiga (a quem agradeço a gentileza do repasse):

    M.L.Z.G.: — Aviso aos tucanos e verdinhos de ultima instância: discutir política agora só com muito fundamento, argumentação e rolê. Se não chegar assim, vou te comer tal qual comunista come criancinha! Se liga, reaça, terrorismo é meu nome.

    M. M.: e essa porra de segundo turno é no dia do meu aniversário… maldita onda-verde!

    M. L.Z.G.: tá feito, M., dia 31 é nóis feliz, comemorando o niver e garantindo mais 4 anos de progresso pra esse país

    L.V.: É nóis. Na boca do povo.

    M.M.: ”é nóis que tá!”

    C.M.: ouié! fechou galera!

    E.S.V.: Contem comigo pra festa e pros quatro anos de progresso!!!

    B.S.: Bota pra f…! 47%, não sei pq a d… [?]

    A. M.: os argumentos de fofoqueiro burro da direita tão f… (direita!!! eles não sabem de nada da trajetória do Serra???)

    A.S.: agora é hora pra acionar geral!

*

No Orkut as coisas não têm sido mais brandas:

*

Mesmo que descontássemos o fato de que as redes sociais atualmente reúnem o que há de pior na juventude brasileira, no exemplo colhido no Facebook contam-se sete pessoas que parecem se entender muito bem, entre «terrorismo é meu nome» e alguns «é nóis». No exemplo colhido no Orkut, perdi a conta do número de pessoas que se manifestaram da mesma forma. Não pretendo, realmente, que estes dois exemplos sejam provas contundentes sobre a militância petista, mas o fato é que não encontrei nada desse tipo entre simpatizantes de outros partidos.

Além disso, quanto mais vejo as manifestações públicas das principais personalidades do PT, mais me convenço de que não há diferenças importantes entre eles e seus militantes. Em todos os níveis da fala (do uso do idioma ao uso das idéias), não há diferenças importantes entre os discursos de Lula e de Dilma e a conversa reproduzida acima. Cada jovem militante se converte em Lula ou em Dilma, dispostos a acreditar que 2+2=5 ao menor sinal de que os opositores do PT possam afirmar que 2+2=4. Mas desprezar a verdade é miudeza para essas pessoas.

O problema, como disse no início, não será o terceiro mandato do PT, mas a militância disposta a sacrificar a verdade, a ordem e vidas alheias em nome de algo cuja realidade elas insistem em ignorar. Sem essa legião o PT não passaria de um nanico uspiano arrotando caviar. Independentemente do resultado da eleição, é essa legião que tomará conta do país nos recantos em que o PT porventura não puder chegar.

Anúncios

2 comentários sobre “O petismo (versão sem cortes)

  1. Acho que nem tudo está perdido! Toda ação gera reação certo? e sinto que está começando a aparecer uma militancia anti-PT também! Não dá para enganar todos pra sempre!
    Pra mim as pessoas estão acordando e Serra vai acabar sendo eleito com mais de 55%.
    :O)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s