A matemática do aquecimento global

Em artigo publicado na revista “Journal of Non-Equilibrium Thermodynamics”, Andresen –do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague– afirma que o conceito de “temperatura global” é uma impossibilidade termodinâmica e matemática. Segundo os cientistas, existem duas formas de calcular as médias, a aritmética e a geométrica. Ambos dão resultados diferentes e ambos estão corretos.

(via Mondo Estudo e Folha de S. Paulo)

…E a vitória, dada como certa e indiscutível por Al Gore e sua patota, vai ficando cada vez mais distante. Não se trata, evidentemente, de ganhar ou perder; que se busquem os fatos, que se tenha o devido cuidado na análise dos números etc.

Todo o problema está — é cada vez mais claro até para alguns ativistas dos direitos das geleiras — naquilo que Alan Neil Ditchfield havia dito em 2002 em seu trabalho Verdadeiro versus falso:

A controvérsia a propósito do aquecimento global, ora imputado à atividade econômica humana, surgiu por causa da precariedade das observações das forças naturais que estão a moldar o clima do planeta. São alardeadas previsões catastróficas geradas em modelos matemáticos de clima global, carentes de base empírica. A ambigüidade alimenta toda sorte de pensamento especulativo, que serve a agendas políticas para cercear a liberdade.

25 comentários sobre “A matemática do aquecimento global

  1. sou um estudante de 11 anos mas ja me enteresso por isso fico preucupado com meu futuro, eu estudo no colégio particular Colégio Evangélico Panambi, CPE

  2. O aquecimento e um problema muito evidente em nossas vidas, os animais estao suimindo, as florestas,as calotas polares estao derretendo, a seca do sertao, a nossa amazonia. Isso nao e um problema de uma pessoa e um problema de todos entao vamos nos concientizar; ontem nos precisamos dela e hoje ela precisa de todos nos.

  3. O aquecimento global é uma coisa terrivel que vem ocorrendo pouco a pouco ,e o pior é que ninguem se importa com o futuro, só se importam com o dinheiro , e de como ficarão ricos no futuro.
    O grane problema é todos esquecem que se não houver uma certa conciência e um certo equilibrio.Sem este equilibrio não havera futuro para que possam se preocupar com nada…porque não havera mais nada .
    Deve haver um limite para tudo afinal tudo que é de mais ou de manos não é bom !
    Bom é isso que eu acho.

  4. O aquecimento global está causando muitas catástrofes ao meio em que vivemos, mas sabemos que na realidade somos nós os responsáveis por essa reação da natureza e que só teremos um futuro feliz se cuidarmos do hoje. Quando todos tiverem a mesma conciência e fizer a sua parte, por mínima que seja, vai está salvando a sua própria vida.Por isso se liguem! KATIDYANE( PORTO DA FOLHA-SE)

  5. Bom,eu acho que o aquecimento global é um problema difícil de resolver só que acho que com campanhas de concientização e a ajuda de cada um é possível combater este terrível problema então quem está lendo isto, faça sua parte e ajude poque ela vai ser muito útil…

    Jéssica,13,estudante.

  6. Eu acho que esta é mais uma evidência do que está escrito na bíblia, pois todas as profecias estão e já aconteceram, e a vinda de Jesus não demora a acontecer, as pesssoas têm que abrir os olhos pra ver a iniquidade das nações e parar de serem tolos.

  7. bom… na minha opinião o mundo está cada vez mais em risco.
    se cada um cuidase da sua parte não pesaria pra nimguém!
    e as pessoas parecem ser burras de saber que daqui algum tempo não terá mais vida nese planeta, ele vai acabar sendo inabitavél!

  8. não estamos entregues a sorte mas a DEUS que criou os céus e a terra. se ele quizer acaba com o mundo agora ele faz ; há muitos ignorantes por aí que não se preocupam com o futuro dos nossos filhosvivem desgraçando a vidas dos outros porque não sabem para onde vão quando morrer, mas não sabem que o futuro deles é o lago de fogo e enxofre. aquele que diz que ama a DEUS e não ama o seu próximo não ama a DEUS e nem sa si proprio.
    portanto o resulçtado da matemática é porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu fulho unigênito para q

  9. não estamos entregues a sorte mas a DEUS que criou os céus e a terra. se ele quizer acaba com o mundo agora ele faz ; há muitos ignorantes por aí que não se preocupam com o futuro dos nossos filhosvivem desgraçando a vidas dos outros porque não sabem para onde vão quando morrer, mas não sabem que o futuro deles é o lago de fogo e enxofre. aquele que diz que ama a DEUS e não ama o seu próximo não ama a DEUS e nem sa si proprio.
    portanto o resulçtado da matemática é porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu fulho unigênito para que todo aquele que nele cre não pereça mas tenha a vida eterna. faça a sua parte e terá recompença.

  10. todos estes acontecimentos é o cumprimento da palavra de Deus,pois diz que para o fim averá grandes ondas, grades terremotos, nação contra nação,reino contra reino.
    então não temos outro caminho há não ser Jesus.
    “Jesus breve volterá”

  11. Maior que o problema do aquecimento global é o nosso problema de apenas se limitar a ler sobre o assunto e as vezes como aqui se interar de pequenas discussoes que não fazem nada mais que relembrar os riscos que corremos. As pesssoa não vão se mover de verdade enquanto outra catastrofe não acontecer e matar outras dezenas de pessoas, devemos comoçar a agir, hoje, agora e parar com essa de cada um faça sua parte, pois esse é um problema coletivo e necessita de ações coletivas na busca por soluções imediatas!

  12. Paiva,

    O que você prefere? Sair em passeata para reclamar da poluição de países como a China e os EUA ou tentar fazer algo a respeito da poluição que suja os seus pulmões? O que você tem feito? Você tem “agido coletivamente”? Você consegue “agir coletivamente” sem dispensar a ação e a reflexão individuais?

  13. O aquecimento global, certamente já está causando transtornos irreversíveis. Os mais visíveis são as alterações climáticas, que já ocorrem com muito mais frequência e impacto.O resultado se reflete nas mudanças de hábitos alimentares, higiênicos , metabólicos,etc.. As grandes oscilações climáticas fragilizam o organismo (humano e animal)e alteram todo o equilíbro vital. Com isso, aumenta a proliferação dos microorganismos(virus, bactérias, fungos, etc)e por mais que a Medicina avance, a corrida sempre é vencida por novas doenças, resultantes desse desquilibrio.
    A humanidade fica mais exposta às endemias e epidemias.
    Equilibrio/desiquilíbrio é um moto contínuo.
    Porém, acredito que o homem sempre sobreviverá, em qualquer condição, devido à sua capacidade de adaptação. Vivemos um período de transição.Logo virá a fase de adaptação e acomodação às novas condiçõe. O preço que vamos pagar por isso(já estamos pagando)será bem alto.
    Evidentemente, a qualidade de vida, nos moldes hoje preconizados, também passará por mudanças radicais e o que teremos será uma nova humanidade…Afinal, houve um tempo em que o homem comia carne crua e vivia na escuridão das cavernas.

Deixe um comentário